Como funciona um Repetidor Powerline HomePlug AV?

Funcionamento da Tecnologia Powerline

Um Repetidor Powerline é um equipamento que utiliza uma forma de tecnologia PLC (Power-line Communication) chamada de HomePlug AV para trafegar dados em um condutor usado simultaneamente para transmitir energia elétrica AC em uma rede elétrica, permitindo realizar a transmissão de dados por meio da rede elétrica do local.

Essa tecnologia funciona por meio do emprego de dois aparelhos distintos em um kit: um adaptador conectado ao roteador banda larga ou ao modem, usando geralmente um cabo de par trançado RJ-45, e um repetidor, que se comunica com o adaptador por meio da rede elétrica, e que faz o papel do Access Point, localizado em outra área do estabelecimento ou residência, onde se deseja transmitir o sinal de dados. 

Geralmente é utilizado como um repetidor wireless, para levar o sinal de rede sem fio a um local em um escritório ou residência a outro que não recebe sinal de forma satisfatória. Uma observação importante é de que com o Powerline, você precisa já ter acesso à Internet, por exemplo usando um modem/roteador convencional e uma conta em um provedor de serviços.

Repetidor Wireless

Já um repetidor wireless simples (sem fio) é um aparelho empregado para ampliar a área de cobertura de uma rede sem fio exclusivamente. Ele amplifica o sinal Wi-Fi recebido de um Access Point, e então o retransmite em direção a uma área na qual o sinal original não chegava, ou chegava com muita deficiência. Desta forma, a área de cobertura total do AP é aumentada, permitindo cobrir locais onde o sinal, basicamente, não chega.
Os repetidores também permite criar redes wireless distintas, com SSID diferente do AP principal.

A grande vantagem em se utilizar um repetidor Powerline em vez de um repetidor Wireless comum é que a cobertura do sinal Wi-Fi é ampliada para toda a residência / escritório, independente das condições de transmissão ou alcance do sinal Wi-Fi.

Aplicações do Powerline

Imagine que você tem, em sua residência, um roteador / access point instalado na sala de estar, e deseja acessar a Internet em um outro cômodo, como um quarto dos fundos, porém o sinal de rede sem fio não chega até esse cômodo - ou chega de forma muito degradada, instável. O que fazer nesse caso?

Um repetidor com tecnologia Powerline resolve o problema. Basta instalar o adaptador junto ao access point, e o repetidor em uma tomada livre no cômodo em questão. Assim, o sinal wireless será distribuído no quarto, aumentando a área de cobertura do AP que está na sala e permitindo o acesso à Internet (e à rede local) com facilidade.

Alguns repetidores também possuem uma porta Ethernet embutida, o que permite que seja conectado um equipamento que não tenha conectividade wireless à rede, como uma SmartTV ou um console de vídeo-game, por exemplo.

Um ponto importante a se observar é que a rede elétrica precisa ser a mesma - ou seja, todos os equipamentos precisam estar conectados ao mesmo quadro de luz (painel de distribuição de energia elétrica). E, de preferência, o cabeamento elétrico deve ser de boa qualidade e não apresentar defeitos, que às vezes aparecem em instalações elétricas muito antigas.

Funcionamento do Powerline

Esse tipo de comunicação opera por meio da adição de um sinal de dados modulado à rede elétrica. A tensão elétrica da rede é um sinal alternado de 60 Hz no Brasil (50 Hz em muitos países), e o sinal de dados transmitido é um sinal modulado em uma faixa de frequências bem mais alta, que pode variar de 1 a 30 MHz, aproximadamente. Desta forma, ambos os sinais podem ser transmitidos pelos mesmos fios, sem que haja interferência. É um processo um pouco parecido com o da transmissão ADSL - banda larga via linha telefônica.

Funcionamento de um Repetidor Powerline

O Powerline opera por meio de dois aparelhos, um adaptador e um repetidor. O adaptador é conectado ao roteador ou modem por meio de um cabo ethernet (de rede) comum e a uma tomada, modulando e transmitindo o sinal para a rede elétrica. Já o repetidor é conectado a uma tomada no local onde se deseja ampliar a rede, transmitindo sinal wireless ou ainda permitindo a conexão de um dispositivo cabeado a uma porta RJ-45 (se houver, depende do modelo do aparelho).

Alcance do Powerline

O alcance do sinal utilizando um Powerline pode chegar a mais de 400m2, maior do que um repetidor wireless comum, que no geral chega a cerca de 100m2. Por isso é recomendado para ambientes maiores, ou ambientes que tenham muitos recintos isolados ou distantes entre si, pois as paredes e portas enfraquecem muto o sinal Wi-Fi.

Usando o Powerline na prática

A instalação dos equipamentos é muito simples, pois sua configuração é totalmente Plug and Play. Para instalar um kit Powerline basta seguir os dois passos abaixo:

  1. Conectar o adaptador Powerline em uma tomada elétrica próxima ao seu roteador, e então conecte-o ao seu modem / roteador sem fios utilizando um cabo de rede Ethernet comum.
  2. Vá até o local onde deseja que a conexão Wi-Fi tenha cobertura e então plugue em uma tomada qualquer o Repetidor Powerline. Pressione botões de sincronização (provavelmente há um em cada aparelho do par).

É só isso: o sinal já está amplificado e distribuído para seus dispositivos Wi-Fi.

Obs.: É importante conectar sempre o Powerline diretamente a uma tomada da rede elétrica, e não a um filtro de linha ou a um estabilizador ou no-break, pois estes equipamentos podem interferir no sinal modulado transmitido.

Exemplo de modelo de Powerline

Como exemplo de kit disponível para venda no Brasil podemos citar o D-Link DHP-W311AV, que é um Repetidor Wireless Powerlink encontrado com muita facilidade, e que permite alcançar taxas de transferência de dados de até 500 Mb/s pela rede elétrica e 300 Mb/s para Wi-Fi.

Esse kit também possui uma porta Ethernet RJ-45 no repetidor, Wi-Fi nos padrões b/g/n e também conta com criptografia para proteção dos dados transmitidos.

D-Link DHP-W311AV

Repetidor Powerline D-Link DHP-W311AV

Página do produto no site do fabricante: https://www.dlink.com.br/content/powerline

 

Sobre Fábio dos Reis (1256 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*