O Google Docs (hoje Google Drive) é uma ferramenta colaborativa que permite a edição de documentos em tempo real. Os documentos podem ser compartilhados, abertos e e editados por vários usuários ao mesmo tempo, e é possível ver em tempo real o que os outros colaboradores estão fazendo nos documentos.
A suíte de escritórios possui diversas aplicações disponíveis como:
Além dessas três aplicações básicas, também estão disponíveis:
E é possível conectar mais apps ao Google Drive, com um grande quantidade de aplicativos disponíveis, como o Lucidchart e o Draw.io (diagramação), TeX Equation (editor de fórmulas) e o Heap Note (Organizador online). Você pode acessar as ferramentas de escritório do Google, e muitas outras, criando uma conta gratuita (ou acessando com sua conta de e-mail atual) por meio do endereço drive.google.com
Neste curso vamos abordar especificamente o aplicativo planilhas Google, que, como o próprio nome informa, é utilizado para a criação de planilhas de cálculo, no estilo Microsoft Excel.
Nos links a seguir você poderá acessar as diversas lições que compõem esse mini-curso.
1. Planilhas Google: Conceitos Básicos e Criação de Planilhas
2. Formatação de Planilhas – Fonte e Cores
3. Formatação de Planilhas – Alinhamento
4. Formatação de Planilhas – Números, Moedas e Datas
5. Trabalhando com Linhas e Colunas
7. Criando Gráficos – Básico
8. Formatando Gráficos
9. Imprimir Planilha
10. Criando Fórmulas
11. Usando Funções Básicas
12. Função Condicional IF (SE)
13. Função VLOOKUP (PROCV)
14. Função Condicional SUMIF (SOMASE)
15. Função de contagem COUNTIF (CONT.SE)
16. Classificação e Filtragem de dados
17. Compartilhar e Baixar Planilhas
18. Funções Lógicas AND e OR (E e OU)
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