Curso de Redes – O que é um Access Point

Curso de Redes – O que é um Access Point

Um Access Point (AP) (Ponto de Acesso em português), ou ainda Wireless Access Point (WAP) é um dispositivo de comunicação utilizado em redes sem fio locais – WLANs, Wireless Local Area Networks – que age como um equipamento transmissor e receptor de sinais de rádio, funcionando como uma espécie de switch sem fio.

O Access Point se comunica com uma rede cabeada, fornecendo às estações acesso à infraestrutura de rede do local, e à Internet, por meio de comunicação via rádio. 

No geral, os APs suportam o padrão de redes sem fio Wi-Fi, e são empregados na criação de hotspots para acesso à Internet e conectividade à rede local em locais onde não é possível ou desejável passar cabos convencionais.

Um Access Point lembra um roteador banda larga caseiro, porém sem possuir as portas LAN que são encontradas nesses dispositivos e outras funções, como firewall e IDS/IPS. Na realidade, é comum que os roteadores caseiros possuam a funcionalidade de AP embutida, de modo a permitir o acesso de dispositivos à rede e compartilhamento de Internet sem fios. A figura a seguir mostra um access point típico:

Access Point para rede sem fio

E na figura abaixo temos um roteador de banda larga que possui a função de access point embutida:

Roteador banda larga Linksys com access point

Características de um Access Point

Um AP possui diversas características técnicas que devem ser levadas em consideração no momento de sua escolha, sendo as mais importantes as seguintes:

  • Padrões de comunicação: os APs podem utilizar um ou mais padrões de comunicação sem fio 802.11, como os padrões a, b, g, n e ac.
  • Área de cobertura (alcance): Alguns equipamentos possuem alcance de poucos metros, ao passo que outros podem alcançar dezenas de metros, de acordo com sua potência de transmissão.
  • Potência do sinal: Permite definir o alcance (área de cobertura) da rede sem fio.
  • Quantidade de clientes suportados: Alguns access points, como os de uso residencial, suportam apenas algumas poucas conexões simultâneas de clientes, ao passo que APs corporativos podem suportar de centenas a milhares de conexões.
  • Modos de operação: Um AP pode operar como concentrador para conexão de clientes à rede, ou como repetidor, estendendo a área de cobertura da rede Wi-Fi.

Configuração

Geralmente os access points são configurados por meio de uma interface web, acessada remotamente a partir de uma estação na rede, a qual permite definir o SSID da rede sem fio, as opções de segurança, canal a ser utilizado, limitar o acesso de determinados clientes, entre outras opções.

A imagem a seguir mostra uma tela de configuração básica de um access point, com algumas das opções de ajustes mais comuns disponíveis:

SSID da rede wireless da Bóson

Note o nome da rede (“boson”) que é o SSID utilizado para que as estações possam solicitar a conexão ao AP (na verdade, um roteador banda larga wi-fi) e assim entrar na rede local.

Leia também: O que é o SSID em uma rede wireless

 

Sobre Fábio dos Reis (1273 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

2 Comentários em Curso de Redes – O que é um Access Point

  1. Júnior Queiroz // 27/10/2017 em 12:06 // Responder

    Fábio, eu acompanho suas aulas no youtube e aqui no site, gostaria de lhe pedir que fizesse uma vídeo aula com uma configuração completa de um Roteador wireless. Eu conheço o básico mas gostaria de conhecer mais a fundo.
    Muito obrigado por você compartilhar seu conhecimento com o mundo, suas aulas são excelentes.

    • Olá Júnior! Você se refere àqueles roteadores banda larga como os da TP-Link, Linksys, etc.? Se for isso, tenho uma aula programada desse tipo para ser gravada em breve.
      Abraço!

1 Trackbacks & Pingbacks

  1. Como funciona um Repetidor Powerline HomePlug AV? - Bóson Treinamentos em Tecnologia

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*