Curso de Redes – O que é um Roteador (básico)

O que é um Roteador

Roteador Cisco 2800 - Redes de Computadores

Um Roteador (router, em inglês) é um equipamento de rede que efetua o encaminhamento de pacotes de dados entre redes de computadores distintas. Esses pacotes de dados são encaminhados de um roteador para outro até que atinjam o dispositivo de destino, ou sejam descartados. Os roteadores efetuam a leitura dos pacotes IP, podendo analisar o conteúdo de seus cabeçalhos, e então tomar decisões baseando-se nos dados lidos.

Os roteadores são conectados em redes distintas, efetuando a conexão entre essas redes, em contraste com um Switch, que efetua a conexão de dispositivos finais, como computadores e notebooks, dentro de uma mesma rede.

Operação

Quando um pacote de dados chega a uma porta do roteador, conectada a uma rede, o equipamento lê a informação de endereçamento IP presente no cabeçalho do pacote para determinar seu destino. Então, usando uma tabela de roteamento (ou regras de roteamento), o roteador direciona o pacote para a próxima rede, conectada ou acessível através de uma outra porta, para que siga viagem até atingir seu destino (ou ser descartado, caso o TTL do pacote seja zerado em algum momento). Desta forma, os roteadores operam na camada de Rede do Modelo OSI (camada 3).

A figura a seguir mostra um roteador (elemento central) interligando duas redes distintas:

Roteador interligando duas redes de computadores

Os roteadores mantém domínios de broadcast separados para cada rede que conectam, desta forma isolando-as. Assim, dados direcionados à rede local por um host qualquer permanecem nesta rede local, não sendo encaminhados para as outras redes que estejam conectadas ao roteador.

Por exemplo, no diagrama acima, se um host na rede A enviar um pacote a outro host na mesma rede A, o roteador não encaminhará o pacote para a rede B; o pacote permanece no domínio de broadcast a que pertence. Agora, se um host na rede A enviar um pacote para um host localizado na rede B, o router irá encaminhar o pacote de uma rede para outra, efetuando assim seu roteamento.

Tipos de Roteadores

Existem diversos tipos de roteadores, classificados de acordo com sua apĺicação e capacidade específicas. Na lista abaixo elencamos alguns dos tipos mais comuns de roteadores existentes:

  • Roteador Interno: Os roteadores desta categoria possuem todas as suas interfaces conectadas à mesma área.
  • Roteador de Borda (Edge Router): Localizado na borda da rede de um provedor de Internet. Este roteador no geral opera com protocolo BGP (Border Gateway Protocol) e efetua a conectividade entre provedores ou grandes organizações.
  • Roteador Core: Localizado dentro de um Sistema Autônomo, como um backbone, e carrega tráfego entre roteadores de borda.
  • Roteador Banda Larga: Appliance de uso doméstico que traz integradas em um mesmo equipamento funções de roteador e switch, no mínimo.
  • Roteador Wireless: Appliance de uso doméstico que traz integradas em um mesmo equipamento funções de um roteador banda larga acrescidas de funcionalidade de Access Point (Ponto de Acesso), permitindo efetuar a conectividade de equipamentos a uma rede Wi-Fi.
Roteador Banda Larga Wireless da Linksys

Roteador Banda Larga Wireless (doméstico) da Linksys

Aplicações

Basicamente, usamos os roteadores em duas aplicações principais:

  • Conectar duas ou mais redes distintas, efetuando separação de domínios de broadcast
  • Escolher um caminho (rota) a ser seguido pelos pacotes até que cheguem a seus destinos, por meio de protocolos de roteamento adequados.

Principais Fabricantes de Roteadores

A seguir temos uma lista com alguns dos principais fabricantes de roteadores que atuam no mercado hoje. A lista não está completa, mas traz os fabricantes com maior representatividade e volume de vendas da atualidade (em nenhuma ordem particular):

  • Cisco
  • Brocade
  • TP-Link
  • Avaya
  • Allied Telesis
  • Juniper Networks
  • Linksys
  • Alcatel-Lucent
  • D-Link
  • NetGear
  • Aerohive
  • MikroTik

Conclusão

Neste artigo apresentamos o funcionamento básico de um roteador comum, e listamos os tipos e classificações existentes. Para um estudo mais aprofundado sobre este tipo de equipamento, incluindo configuração de roteadores CISCO, recomendamos os vídeos sobre Certificação Cisco CCNA do canal da Bóson Treinamentos em Tecnologia.

Não deixe de conferir também o nosso artigo "O que é um Switch" para entender as diferenças entre esses equipamentos (router e switch).

Até!

Sobre Fábio dos Reis (1193 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Astronomia, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*