O que é um SSID em uma rede sem fio

O que é um SSID

Um SSID (Service Set Identifier /Identificador do Conjunto de Serviço), é um nome de identificação associado a uma rede local sem fio, no padrão 802.11 de redes wireless (Wi-Fi). O SSID é utilizado pelos clientes para identificar e se conectar à uma rede sem fio, e diferencia uma rede wireless de outra na mesma localidade física.

O SSID de uma rede sem fio fica armazenado em um Access Point (ou no roteador banda larga sem fio), e é configurado pelo administrador da rede. A figura a seguir mostra uma tela de meu roteador de banda larga na tela de configuração de rede wi-fi, mostrando o SSID em uso, além de outras informações sobre a rede (que estudaremos nas próximas lições):

SSID da rede wireless da Bóson

O nome da rede pode ser enviado em broadcast (“anunciado”) para ajudar as estações a encontrá-la e se conectarem, mas também é possível configurar o AP/roteador para não realizar esse broadcast, e inclusive ocultar o nome da rede, de modo a não ser visível publicamente. Essa configuração, no meu exemplo acima, é chamada de “Difusão de SSID“.

No geral, um SSID é uma string de texto e números com comprimento máximo de 32 caracteres, case-sensitive (diferencia maiúsculas de minúsculas). Podemos usar qualquer combinação de caracteres, independente de seu significado. É comum que os roteadores banda larga possuam um nome padrão para a rede sem fio, que pode (e deve) ser alterado durante sua configuração, por razões de segurança.

Conexão a uma rede Wi-Fi

Para se conectar a uma rede sem fio, os clientes – que incluem notebooks, PCs, smartphones, tablets e outros dispositivos – varrem as redes sem fio locais em busca de dispositivos que estejam anunciando seus SSIDs, e então mostram ao usuário uma lista de nomes disponíveis. Então, o usuário pode selecionar a rede à qual quer se conectar, escolhendo um dos SSIDs da lista. A conexão pode ou não usar opções de segurança, como uma senha, que deverá ser fornecida caso requisitada para que seja possível conectar-se à rede escolhida. Na maioria dos casos a opção de segurança é habilitada.

A figura a seguir mostra as redes Wi-Fi disponíveis em meu local de trabalho, exibidas em meu PC (rodando Windows 10):

Redes wireless disponíveis

Note que várias redes aparecem na listagem, e são identificadas pelos seus SSIDs. A minha rede (configurada em meu Access Point) é a de SSID “boson” (como era de ser esperar ;-)). Note que todas nessa lista trazem a palavra “seguro” abaixo do SSID, significando que essas redes requerem uma senha para conexão ao AP.

É possível salvar as redes sem fio em seu dispositivo cliente, de modo a realizar a conexão automática do dispositivo sempre que estiver na área de alcance da rede identificada.

Na próxima lição vamos abordar os processos de autenticação e associação de uma estação a um Access Point.

Até lá!

Recomendado: O que são Ondas Eletromagnéticas

Sobre Fábio dos Reis (1273 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

1 Trackbacks & Pingbacks

  1. Segurança do SSID em Redes Sem Fio - É possível reforçar? - Bóson Treinamentos em Tecnologia

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*