Estrutura de Decisão Condicional Encadeada if … elif … else em Python

Decisão Condicional Encadeada if … elif … else em Python

Em Python, o condicional encadeado é uma estrutura de decisão que permite a execução de diferentes blocos de código com base em múltiplas condições. Ou seja, permite seja executado um bloco de código se uma condição for atendida e outro bloco de código se outra condição for atendida, e assim por diante.

É uma extensão do condicional composto (if … else), mas com várias cláusulas “else if” adicionadas.

Sintaxe

A sintaxe básica de um condicional encadeado é a seguinte:

if condição1:
    bloco de código se condição1 for atendida
elif condição2:
    bloco de código se condição2 for atendida
elif condição3:
    bloco de código se condição3 for atendida
else:
    bloco de código se nenhuma condição for atendida

Neste tipo de estrutura de decisão, a primeira condição especificada após a palavra “if” é verificada. Se essa condição for verdadeira, o bloco de código após o “if” será executado. Se a condição for falsa, a próxima condição (se houver) é verificada. Se a segunda condição for verdadeira, o bloco de código após o primeiro “elif” será executado. Esse processo se repete para cada condição “elif” adicionada.

Se nenhuma das condições for verdadeira, o bloco de código após a cláusula “else” será executado.

Exemplo

# exemplo de um condicional encadeado
nota = 7
if nota >= 9:
    print("Nota A")
elif nota >= 7:
    print("Nota B")
elif nota >= 5:
    print("Nota C")
else:
    print("Nota F")

Neste exemplo, estamos usando um condicional encadeado para imprimir uma letra de nota com base na pontuação de uma prova realizada por um aluno. Se a primeira condição (nota >= 9) for verdadeira, a mensagem “Nota A” será impressa na tela. Se a primeira condição for falsa, a segunda condição (nota >= 7) será verificada. Se a segunda condição for verdadeira, a mensagem “Nota B” será impressa na tela. Esse processo se repete para as condições “elif” adicionais.

Se nenhuma das condições for verdadeira, a mensagem “Nota F” será impressa na tela, sendo executado assim o bloco de código associado à cláusula else.

Operadores lógicos em Condicional Encadeado (if / else if / else)

Para escrever condições em um condicional encadeado, geralmente usamos operadores lógicos. Esses operadores permitem que sejam combinadas várias condições de teste e e que sejam verificadas se todas ou pelo menos uma delas são verdadeiras.

A seguir temos alguns dos operadores lógicos mais comuns em Python:

Operador Significado
and Retorna True se ambos os operandos forem True
or Retorna True se pelo menos um dos operandos for True
not Retorna o inverso do valor da condição

Exemplo

# exemplo de uso de operadores lógicos em um condicional encadeado
idade = 18
sexo = "Feminino"
if idade >= 18 and sexo == "Feminino":
    print("Você é uma mulher adulta!")
elif idade >= 18 and sexo == "Masculino":
    print("Você é um homem adulto!")
else:
    print("Você é menor de idade!")

Neste exemplo, estamos usando o operador lógico “and” para verificar se a pessoa é maior de idade e do sexo feminino. Se a condição for atendida, a mensagem “Você é uma mulher adulta!” será impressa na tela. Se a pessoa for maior de idade e do sexo masculino, a mensagem “Você é um homem adulto!” será impressa. Caso contrário, a mensagem “Você é menor de idade!” será impressa.

É isso aí! Neste tutorial estudamos o funcionamento do condicional encadeado em Python. Nos próximos tutoriais daremos início ao estudo das Estruturas de Repetição (“laços”), que são também de extrema importância na criação de algoritmos e codificação em geral de programas.

Sobre Fábio dos Reis (1192 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 30 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Ciência e Tecnologia em geral, adora Viagens e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*