Porta Lógica NOT (Inversora)
Porta Lógica NOT (Inversora)
A porta lógica NOT é a mais básica de todas as portas lógicas, possuindo uma única entrada, e sua saída é o complemento dessa entrada. É uma porta inversora (ou buffer inversor), ou seja, o valor lógico da entrada é invertido na saída. Assim se uma entrada A possui nível lógico igual a 0, então a saída S terá o nível lógico 1, e se a entrada estiver em nível lógico 1, a saída terá o nível 0.
A figura abaixo mostra o símbolo da porta lógica NOT:
O círculo na saída da figura (lado direito) representa o complemento lógico (inverso). E, abaixo, o símbolo da porta NOT usando o formato retangular, do padrão IEC:
Expressão lógica
Podemos escrever uma expressão como:
que indica que a saída S é o complemento da entrada A, e essa expressão pode ser lida como “A negado” ou “A barrado”.
A seguir, temos a tabela-verdade da porta NOT:
A porta lógica NOT implementa uma função de uma única entrada, por isso é classificada como uma porta unária.
No mundo real temos as portas NOT disponíveis em circuitos integrados, tanto com tecnologia TTL quanto CMOS. Como exemplo, podemos citar o CI 7404, que é um TTL (lógica transístor-transístor) contendo seis portas inversoras independentes. A figura abaixo mostra a pinagem desse circuito integrado:
Um outro exemplo de CI contendo portas lógicas NOT, desta vez usando tecnologia CMOS, é o circuito integrado 4069, que também possui seis portas inversoras integradas.
Porta NOT com Transístor
Podemos implementar uma porta NOT usando um transístor e dois resistores, de maneira bem simples, como ilustra a figura a seguir:
Quando a tensão na base do transistor – entrada “A” – está em nível alto, a sua saída S estará em nível baixo, pois haverá condução de corrente entre coletor e emissor. Quando a base estiver em nível baixo, o transístor não estará conduzindo, de modo que o nível de tensão na saída S será alto (próximo à tensão de alimentação, +VCC).
Na próxima lição vamos estudar mais uma porta básica, a porta lógica OR.
Anterior: O que são Portas Lógicas
Escreva um comentário