Como consultar nomes de tabelas e de colunas no MySQL

Consultar nomes de tabelas e de colunas no MySQL

Consultar os nomes de tabelas e colunas em um banco de dados MySQL é uma tarefa importante para entender a estrutura e o conteúdo dos dados armazenados, principalmente quando trabalhamos em um banco que não conhecemos muito bem.

Desta forma, podemos obter uma visão abrangente da organização dos dados e identificar os elementos essenciais para  a execução de consultas subsequentes e operações variadas de manipulação de dados.

Neste artigo abordo dois métodos que podem ser empregados para consultar nomes de tabelas e colunas em bancos MySQL, auxiliando a compreensão da estrutura de seus bancos de dados.

1. Mostrar os nomes das tabelas de um banco de dados específico

SELECT TABLE NAME FROM INFORMATION_SCHEMA.TABLES
WHERE TABLE_SCHEMA = 'db_biblioteca';

Neste exemplo:

  • SELECT TABLE_NAME FROM INFORMATION_SCHEMA.TABLES: Aqui especificamos que queremos selecionar a coluna TABLE_NAME, que contém os nomes das tabelas em um banco de dados.
    Essa coluna pertence à tabela interna INFORMATION_SCHEMA.TABLES, que é uma tabela especial no MySQL que contém informações sobre as tabelas em um banco de dados
  • WHERE TABLE_SCHEMA = ‘db_biblioteca’;: Esta parte da declaração filtra os resultados para incluir apenas as tabelas que pertencem ao banco de dados especificado, de nome db_biblioteca no exemplo.
    TABLE_SCHEMA é uma coluna na tabela INFORMATION_SCHEMA.TABLES que contém os nomes dos bancos de dados aos quais as tabelas pertencem.

Resultado:Descobrir nomes de tabelas em um banco de dados MySQL

2. Mostrar os nomes das colunas de uma tabela específica no banco

SELECT COLUMN_NAME FROM INFORMATION_SCHEMA.COLUMNS
WHERE TABLE_SCHEMA='db_biblioteca' AND TABLE_NAME='tbl_autores';

Neste exemplo temos que:

SELECT COLUMN_NAME FROM INFORMATION_SCHEMA.COLUMNS: Vamos consultar os nomes das colunas da tabela INFORMATION_SCHEMA.COLUMNS, que é uma tabela especial no MySQL que contém informações sobre as colunas em todas as tabelas de todos os bancos de dados. 

WHERE TABLE_SCHEMA=’db_biblioteca AND TABLE_NAME=’tbl_autores”: Aqui filtramos os resultados para incluir apenas as tabelas que pertencem ao banco de dados db_biblioteca,combinado com nome da tabela do banco de dados desejada (no caso, tbl_autores) por meio de um operador lógico AND. 

Resultado:Descobrir nomes de colunas em uma tabela de banco de dados MySQL

É isso aí! Com essas técnicas podemos verificar rapidamente a estrutura de um banco de dados, descobrindo os nomes de suas tabelas e respectivas colunas no MySQL.

Referências

Sobre Fábio dos Reis (1197 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 30 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Ciência e Tecnologia em geral, adora Viagens e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*