Porta Lógica OR

Porta Lógica OR

A porta lógica OR (disjunção lógica) recebe ao menos duas entradas e produz um valor na saída igual a 1 se ao menos uma dessas entradas tiver valor lógico igual a 1.

Nas figuras a seguir podemos ver os símbolos de uma porta OR com duas entradas:

Porta Lógica OR - Símbolo

 

Porta Lógica OR - Padrão IEC

Padrão IEC

A expressão lógica OR é dada por S = A + B, sendo que o sinal + indica a operação booleana OR, (e não a adição matemática!), e lemos A + B como “A OR B“.

Veja a seguir a tabela-verdade da porta lógica OR de duas entradas, A e B:

Tabela-verdade da porta OR de duas entradas

Podemos construir portas OR com duas, três, quatro ou mais entradas, e seu funcionamento é sempre o mesmo – saída igual a 1 se ao menos uma das entradas possuir nível lógico igual a 1.

Circuitos OR: Um exemplo de circuito integrado que implementa portas OR é o TTL 7432, que possui quatro portas OR independentes de duas entradas. A figura abaixo mostra o diagrama de pinagem desse circuito integrado:

CIrcuito Integrado 7432 quad-OR

Há diversas outras  implementações de portas OR em circuitos integrados, como por exemplo o 4071 (CMOS, com 4 portas OR de duas entradas) e o 4072 (CMOS, com duas portas OR de 4 entradas).

Veja a seguir o símbolo de uma porta OR de três entradas (A, B e C):

Porta Lógica OR de 3 entradas

E a tabela-verdade da porta OR de três entradas pode ser vista abaixo:

Tabela-Verdade da porta lógica OR de três entradas

Note que o único caso em que teremos valor lógico igual a 0 (zero) na saída é quando todas as entradas possuem valor 0 também; em todos os outros casos, a saída é igual a 1.

Porta OR com transístores

Podemos implementar uma porta lógica OR usando transistores e resistores, conforme mostra o diagrama esquemático a seguir:

Porta Lógica OR com transístores

Porta Lógica OR com transístores. Fonte: Wikimedia Commons

Na próxima lição vamos estudar a porta lógica AND.

Anterior: Porta Lógica Buffer

 

Sobre Fábio dos Reis (1195 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 30 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Ciência e Tecnologia em geral, adora Viagens e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*