Curso de PHP – Estruturas de Controle Condicional

Estruturas de Controle Condicional if em PHP

Uma estrutura de controle condicional permite controlar o fluxo de execução de um programa, para que seja possível efetuar decisões como executar um determinado comando ou trecho de código de acordo com uma condição, ou executar um trecho de código diferente caso a condição seja diferente.

Vamos estudar a estrutura de controle condicional if .. elseif .. else, dividindo o estudo em Controle Condicional Simples, Composto e Aninhado.

Controle Condicional Simples

Permite verificar se uma condição é verdadeira e, em caso afirmativo, executar um comando ou conjunto de comandos associados. Se a condição for falsa, nada é executado

Sintaxe:

if (teste_condicional) {
   comandos
} 

Se o (teste_condicional) retornar verdadeiro, os comandos serão executados.

Exemplo:

<?php
$num = 10;
if ($num < 20) {
  echo "O número é menor que 20";      
}
?> 

As expressões (teste_condicional) são sempre avaliadas como verdadeiro ou falso (valores booleanos). Sempre use as chaves após o teste condicional. Caso apenas uma instrução seja executada na sequência, as chaves são dispensáveis, porém é uma boa prática de programação sempre usá-las para evitar problemas futuros com alteração e adição de código.

Note que em nosso exemplo a mensagem foi exibida na saída, pois a expressão retornou verdadeiro. Se retornasse falso, nada seria exibido.

Podemos tratar a expressão condicional quando falsa com o uso do condicional composto, que utiliza a palavra reservada else.

Condicional Composto

Com o condicional composto, podemos ter blocos de código a serem executados tanto para o caso da expressão condicional retornar verdadeiro, como para o caso da expressão condicional retornar falso:

Sintaxe:

if (teste_condicional) {
   comandos se teste verdadeiro
}
else {
   comandos se teste falso
} 

Vamos a um exemplo:

<?php
$num = 30;
if ($num < 20) {
   echo "O número é menor que 20";        
}
else {
   echo "O número não é menor que 20";
}
?> 

Neste segundo exemplo, alteramos o valor da variável $num para 30, e acrescentamos o else à estrutura condicional, para que seja possível avaliar o valor se falso.

Podemos também avaliar condições mais complexas, com mais de um teste condicional sequencial, com o uso de elseif.

Controle Condicional Aninhado

Caso tenhamos a necessidade de avaliar múltiplas condições em um programa, podemos fazer uso de um condicional aninhado, que permite encadear várias instruções if. Se o primeiro if retorna verdadeiro, seus comandos associados são executados, e o condicional é finalizado.

Porém, se o if retornar falso, o próximo condicional, dado por elseif será avaliado, e se retornar verdadeiro seus comandos associados serão executados. Caso retorne falso, o próximo elseif será avaliado, e assim sucessivamente até encontrar um valor verdadeiro, ou executar os comandos associados ao else final, que é obrigatório, e somente são executados quando todos os testes condicionais retornarem o valor falso.

Sintaxe:

if (teste_condicional_01) {
  comandos se teste condicional 01 for verdadeiro
}
elseif (teste_condicional_02) {
  comandos se teste condicional 02 for verdadeiro
}
elseif (teste_condicional_03) {
  comandos se teste condicional 03 for verdadeiro
}
else {
  comandos se todos os testes anteriores tiverem retornado falso.
} 

Vamos a um exemplo:

<?php
$num = 30;
if ($num < 20) {
   echo "O número é menor que 20";        
}
elseif ($num > 20) {
   echo "O número é maior que 20";
}
else {
   echo "O número é exatamente igual a 20";
}
?>

Neste exemplo o primeiro teste condicional resulta em falso, então o segundo teste condicional, no elseif, é avaliado, resultando em verdadeiro; assim, a mensagem “O número é maior que 20” é exibida no navegador.

Próximo: Estrutura de Controle Condicional Switch

 

Sobre Fábio dos Reis (1376 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*