Dicionários em Python – Mapeamento de chaves e valores – parte 01
Dicionários em Python – Mapeamento de chaves e valores
Nesta lição vamos apresentar o conceito de Dicionários em Python e mostrar como realizar o mapeamento de chaves e valores.
O que são Dicionários em Python?
Dicionários são uma das estruturas de dados mais poderosas em Python. Eles permitem armazenar valores associados a chaves, formando assim uma espécie de “mapeamento” entre chaves e valores. Em outras palavras, um dicionário é uma coleção de pares chave-valor, onde cada chave é única e mapeia para um valor.
Em Python, os dicionários são representados por chaves {} e os pares chave-valor são separados por dois pontos :. Por exemplo:
dicionario = {'chave1': valor1, 'chave2': valor2, 'chave3': valor3}
Neste exemplo, o dicionário de nome ‘dicionario’ contém três pares chave-valor: ‘chave1’: valor1, ‘chave2’: valor2 e ‘chave3’: valor3.
Agora, vamos entender como acessar e manipular os valores dentro de um dicionário. Uma forma de acessar um valor em um dicionário é através da sua chave correspondente. Por exemplo:
# Acessar um valor pelo nome da chave
dicionario = {'nome': 'João', 'idade': 25, 'cidade': 'São Paulo'}
print(dicionario['idade'])
Neste exemplo, estamos imprimindo o valor associado à chave ‘idade’, que é 25. Podemos também utilizar a função get() para acessar um valor em um dicionário, dessa forma:
# Acessar um valor utilizando a função get()
dicionario = {'nome': 'João', 'idade': 25, 'cidade': 'São Paulo'}
print(dicionario.get('idade'))
O resultado será o mesmo que o exemplo anterior, ou seja, será impresso o valor 25.
Alterar e adicionar valores em dicionários
Também é possível alterar ou adicionar um valor em um dicionário. Por exemplo:
# Alterar um valor no dicionário dicionario = {'nome': 'João', 'idade': 25, 'cidade': 'São Paulo'} dicionario['idade'] = 30 print(dicionario) # Adicionar um valor no dicionário dicionario['profissao'] = 'Programador' print(dicionario)
Neste exemplo, estamos primeiro alterando o valor associado à chave ‘idade’ de 25 para 30. Em seguida, estamos adicionando um novo par chave-valor ao dicionário, onde a chave é ‘profissao’ e o valor é ‘Programador’.
Além disso, podemos obter uma lista com todas as chaves do dicionário, utilizando o método keys(), ou uma lista com todos os valores do dicionário, utilizando o método values(). Por exemplo:
# Obter uma lista com as chaves do dicionário dicionario = {'nome': 'João', 'idade': 25, 'cidade': 'São Paulo'} print(dicionario.keys()) # Obter uma lista com os valores do dicionário print(dicionario.values())
Conclusão
Em resumo, os dicionários em Python são uma estrutura de dados muito poderosa, que permitem armazenar valores associados a chaves. Eles são muito úteis em diversas situações, como por exemplo para armazenar configurações, informações de usuários, entre outras.
Além disso, é possível acessar, alterar e adicionar valores em um dicionário.
Escreva um comentário