Operadores in e not in em Python – Busca de elementos em sequências.

Operadores in e not in em Python – Busca de elementos em sequências

Nesta lição de nosso curso de programação com Python vamos apresentar os operadores in e not in, utilizados para realizar busca de elementos dentro de sequências.

Em Python, os operadores in e not in são usados para verificar se um valor pertence ou não a um conjunto de valores.

O operador in verifica se um valor está presente em um conjunto, enquanto o operador not in verifica se um valor não está presente em um conjunto (inverte a operação).

Sintaxe

A sintaxe básica dos operadores in e not in é a seguinte:

valor in conjunto
valor not in conjunto

Onde valor é o valor que queremos verificar e conjunto é o conjunto em que queremos verificar a presença desse valor.

Exemplo

# exemplo de uso do operador in
frutas = ["maçã", "banana", "laranja", "uva"]
if "maçã" in frutas:
    print("Maçã está presente na lista de frutas!")
if "melancia" not in frutas:
    print("Melancia não está presente na lista de frutas!")

Neste exemplo, verificamos se a fruta “maçã” está presente na lista de frutas. Como a fruta “maçã” está presente na lista, a mensagem “Maçã está presente na lista de frutas!” será impressa na tela. Também estamos verificando se a fruta “melancia” não está presente na lista de frutas. Como a fruta “melancia” não está presente na lista, a mensagem “Melancia não está presente na lista de frutas!” será impressa na tela.

Os operadores in e not in também podem ser usados com strings. Nesse caso, eles verificam se um caractere ou substring está presente ou não na string.

Exemplo

# exemplo de uso do operador in com strings
texto = "Python é uma linguagem de programação"
if "P" in texto:
    print("A letra P está presente na string!")
if "java" not in texto:
    print("A substring java não está presente na string!")

Neste exemplo, verificamos se a letra “P” está presente na string. Como a letra “P” está presente na string, a mensagem “A letra P está presente na string!” será impressa na tela. Também estamos verificando se a substring “java” não está presente na string. Como a substring “java” não está presente na string, a mensagem “A substring java não está presente na string!” será impressa na tela.

Em resumo, os operadores in e not in são muito úteis em Python para verificar se um valor está presente ou não em um conjunto ou em uma string. Eles podem ser usados em condicionais, loops, entre outros.

Sobre Fábio dos Reis (1195 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 30 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Ciência e Tecnologia em geral, adora Viagens e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*