Estrutura de Decisão Condicional Composta if … else em Python

Estrutura de Decisão Condicional Composta if … else em Python

Em Python, outra estrutura de decisão importante é o desvio condicional composto, também conhecido como “if … else“. O condicional composto permite que você execute um bloco de código se uma condição for atendida e outro bloco de código distinto se a condição não for atendida.

A sintaxe básica de um condicional composto if … else em Python é a seguinte:

if condição:
    bloco de código se a condição for atendida
else:
    bloco de código se a condição não for atendida

Neste tipo de estrutura de decisão, se a condição especificada após a palavra “if” for verdadeira, o bloco de código após o “if” será executado. Caso contrário, o bloco de código após a palavra “else” será executado.

Exemplo:

# exemplo de um condicional composto
idade = 18
if idade >= 18:
    print("Você é maior de idade!")
else:
    print("Você é menor de idade!")

Neste exemplo, estamos usando um condicional composto para imprimir uma mensagem se a idade for maior ou menor do que 18. Se a condição especificada após a palavra “if” for verdadeira (idade >= 18), o primeiro bloco de código será executado. Caso contrário, o bloco de código após a palavra “else” será executado.

Operadores de comparação em Condicional Composto (if … else)

Para escrever condições em um condicional composto, geralmente usamos operadores de comparação. Esses operadores permitem que você compare dois valores e verifique se eles são iguais, maiores, menores, etc. Aqui estão alguns dos operadores de comparação mais comuns em Python:

  • == Igual a
  • != Diferente de
  • < Menor que
  • <= Menor ou igual a
  • > Maior que
  • >= Maior ou igual a

Exemplo

# exemplo de uso de operadores de comparação em um condicional composto
idade = 18
if idade == 18:
    print("Você tem 18 anos!")
else:
    print("Você não tem 18 anos!")

Neste exemplo, estamos usando o operador de comparação “==” para verificar se a idade é igual a 18. Se a condição for atendida, a mensagem “Você tem 18 anos!” será impressa na tela. Caso contrário, a mensagem “Você não tem 18 anos!” será impressa.

Blocos de código em Condicional Composto (if … else)

Como no condicional simples, é importante prestar atenção aos blocos de código em um condicional composto. O bloco de código após a palavra “if” será executado se a condição for atendida, e o bloco de código após a palavra “else” será executado se a condição não for atendida.

É importante garantir que essas instruções estejam corretamente indentadas, ou seja, que estejam um nível abaixo da linha do “if” ou “else” (deslocadas para a direita no código). Isso é o que indica ao Python que o bloco de código pertence ao condicional composto.

Exemplo:

# exemplo de indentação correta em um condicional composto
idade = 18
if idade >= 18:
    print("Você é maior de idade!")
    print("Bem-vindo!")
else:
    print("Você é menor de idade!")

É isso aí No próximo tutorial vamos estudar a estrutura de decisão condicional encadeada em Python.

Sobre Fábio dos Reis (1197 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 30 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Ciência e Tecnologia em geral, adora Viagens e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*