Programação em C# – Arrays – Declarando e Instanciando – 16

Arrays em C# – Declarando e Instanciando

Um array (“vetor”) é uma variável especial que representa uma sequência não-ordenada de itens. Todos os itens em um array são sempre do mesmo tipo.

Os itens em um array são armazenados em um bloco contíguo da memória RAM e são acessados por meio de um número de índice.

Para usar um array nós primeiramente o declaramos e então criamos uma instância desse array na memória da máquina. Vamos estudar esses dois procedimentos a seguir.

Declaração de Arrays

Sintaxe:

tipo[ ] nome_array;

Exemplo – Vamos declarar um array de inteiros de nome numerosLoteria:

int[ ] numerosLoteria;

Obs.: O tamanho do array não faz parte da declaração. Podemos criar array de qualquer tipo, tanto de valor quanto de referência

Criando uma instância de um array

Os arrays são tipos de referência, independentemente do tipo de seus elementos constituintes. Ou seja, uma variável array faz referência a um bloco de memória que armazenará os elementos do array no heapAssim como com as variáveis de classe, a memória não é alocada para o array até que criemos uma instância dele usando o operador new.

Portanto, o array somente recebe espaço na memória quando a instância é criada –  e é quando especificamos o tamanho do array.

Sintaxe:

nome_array = new tipo[ ];

Exemplo – criando um array de seis posições do tipo inteiro de nome numerosLoteria:

numerosLoteria = new int[6];

A figura a seguir ilustra o processo de instanciação de um array, mostrando o conteúdo da pilha e do heap no processo.

Instanciando um array em C#

Como a memória para a instância do array é alocada dinamicamente, o tamanho do array pode ser calculado em tempo de execução usa:

int tamanho = Int32.Parse(Console.ReadLine());
int[ ] valores = new int[tamanho];

Na próxima lição vamos mostrar como preencher um array com dados, atribuindo-lhe valores. Antes disso, confira o vídeo sobre Declaração e Instanciação de Arrays a seguir:

Sobre Fábio dos Reis (1196 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 30 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Ciência e Tecnologia em geral, adora Viagens e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*