Declaração de Variáveis em C++
Variáveis em C++
As Variáveis, em programação, são identificadores que criamos para armazenar valores ou referências a objetos no código. Na prática, uma variável é um local nomeado na memória RAM do computador, onde valores são armazenados para processamento.
Quando criamos uma variável em C++, devemos informar o tipo de dado que ela armazenará. Podemos atribuir um valor à variável na hora em que a criamos (na sua declaração) ou posteriormente, em outro ponto do código.
Chamamos a esse processo de “inicializar a variável”. Mesmo sendo possível inicializar uma variável em um momento posterior à sua declaração, o tipo de dado deve ser sempre atribuído quando a definimos.
O C++ não permite que utilizemos uma variável não inicializada para ajudar a impedir que dados não desejados (lixo de memória) sejam usados indevidamente na aplicação.
Como declarar uma variável em C++
O trecho de código a seguir demonstra a declaração de uma variável e a atribuição de um valor a ela. Em C++ temos duas formas de inicializar uma variável:
int var1 = 0; int var2{1};
Basicamente, a sintaxe é a seguinte:
tipo identificador [= valor_inicialização]
Onde:
- tipo é o tipo de dado que será armazenado na variável
- identificador é o nome da variável
- valor_inicialização é o valor a ser atribuído à variável (os colchetes denotam que o valor é opcional na declaração da variável, pois pode ser atribuído posteriormente).
Regras para identificadores
O C++ possui algumas restrições com relação a identificadores (nomes das variáveis e outros elementos) que é importante conhecer.
Primeiramente, os identificadores são case-sensitive porque a linguagem C++ é case-sensitive. Isso significa que identificadores como var1, Var1, e VAR1, são considerados identificadores diferentes (variáveis distintas).
Os identificadores somente podem ter letras (maiúsculas ou minúsculas), dígitos numéricos e o caractere underline. O identificador somente pode começar com uma letra ou um caractere underline _, não podendo começar com um número.
Assim, var1 e _var1 são nomes de variáveis válidos, mas 1var não é, pois começa com um dígito numérico.
A linguagem C++ possui também um conjunto de palavras reservadas que são usadas pela linguagem. Não podemos usar essas palavras reservadas como identificadores no código. É até possível empregar palavras reservadas em caso distinto (em maiúsculas, por exemplo), pois o C++ é case-sensitive, mas essa não é uma abordagem recomendada.
A lista a seguir mostra as palavras reservadas que você não deve usar para criar identificadores de nenhum tipo em C++.
Lista de palavras reservadas em C++
alignas continue friend register true alignof decltype goto reinterpret_cast tryasm default if return typedef auto delete inline short typeid bool do int signed typename break double long sizeof union case dynamic_cast mutable static unsignedcatch else namespace static_assert usingchar enum new static_cast virtualchar16_t explicit noexcept struct voidchar32_t export nullptr switch volatile class extern operator template wchar_tconst false private this while constexpr float protected thread_localconst_cast for public throw
A lista de palavras reservadas pode ser alterada ao longo do tempo, conforma a linguagem vai evoluindo e novos padrões são publicados. Para se manter atualizado com relação às palavras reservadas em C++, sempre verifique a documentação mais atual padrão do C++, que pode ser acessada aqui: https://isocpp.org/files/papers/N3690.pdf
Exemplos de declaração de variáveis em C++
Vejamos alguns exemplos de declaração e atribuição de variáveis em C++ agora.
#include <iostream>
using namespace std;
int main() {
int a;
int b;
a = 10;
b = 20;
cout << "Valor de a: " << a;
cout << "\n";
cout << "Valor de b: " << b << endl;
int res;
res = a + b;
cout << "Valor de res: " << res << endl;
int c(15);
int d(30);
int result {c + d};
cout << "Valor de result: " << result << endl;
return 0;
}
Resultado:
É isso aí! Nas próximas lições veremos como usar funções de entrada e saída de dados em C++ (como a função cout mostrada no exemplo), além de empregar operadores diversos para manipular valores armazenados em variáveis.
Escreva um comentário