Programação em C# – Namespaces, Assemblies e a Diretiva using
Programação em C# – Namespaces, Assemblies e a Diretiva using
Namespaces
Namespaces em C# são usados para organizar tipos (classes), permitindo evitar colisões de nomes. Basicamente, um namespace é uma coleção de classes.
Todas as classes devem ser definidas dentro de namespaces (boa prática); o ambiente do Visual Studio utiliza o nome de seu projeto como namespace por padrão.
Exemplo: Classe Console pertence ao namespace System, portanto seu nome “completo” é System.Console.
Diretivas Using
Uma diretiva using traz um namespace para dentro do escopo de seu projeto, de modo que você não terá de qualificar explicitamente objetos com o namespace respectivo. Ou seja, inclui outros namespaces no programa, e não precisaremos digitar os nomes completos das classes pertencentes ao namespace – por exemplo, podemos digitar apenas “Console.WriteLine” em vez de “System.Console.WriteLine” no código do programa ao importar o namespace System por meio de uma diretiva using.
Exemplos de uso de diretivas using:
Assembly / Montagem
As classes são compiladas em Assemblies, que são arquivos, usualmente com a extensão .dll. As classes mais comuns, como System.Console, pertencem ao assembly mscorlib.dll
Um assembly pode conter classes definidas em muitos namespaces, e um namespace pode ocupar vários assemblies. Para usarmos as classes de um assembly, devemos adicionar uma referência no projeto e incluir a diretiva “using” adequada. Alguns assemblies possuem a extensão .exe.
Para adicionar uma referência ao seu projeto clique no Menu Projetct -> Add Reference, ou então com o botão direito sobre o nome do projeto no Solution Explorer -> Add Reference.
Referências
Uma Referência permite que utilizemos tipos disponíveis em outros Assemblies, tanto do FCL (Framework Class Library) como de terceiros.
Podemos ver as referências vinculadas atualmente em nossa aplicação olhando no Solution Explorer. Podemos também adicionar uma referência clicando no Menu Project -> Add Reference (ou via Solution Explorer), e podemos visualizar os Assemblies e seu conteúdo (Namespaces, Classes, Métodos, etc.) em View -> Other Windows -> Object Browser.
Após adicionar uma Referência a seu projeto, você pode começar a usá-la (por meio da diretiva “using”).
Exemplo do uso de Referências
Usando um MessageBox: Para usar um MessageBox em uma aplicação de Console, devemos adicionar uma referência a System.Windows.Forms.
Assista a seguir um vídeo explicativo sobre Namespaces, Assemblies e a Diretiva Using em C#, incluindo exemplos de uso:
Escreva um comentário