O que é a linguagem Rust de programação

O que é a linguagem Rust?

Neste artigo dou início a uma série de tutoriais sobre uma linguagem de programação muito interessante, por vários motivos que veremos a seguir, e que está em ascenção na atualidade: a linguagem Rust.

O Rust é uma linguagem de programação de sistemas, desenvolvida como um projeto pessoal pelo desenvolvedor Graydon Hoare (que também criou a linguagem Swift), que trabalhava na Mozilla Research, sendo posteriormente financiado pela empresa.

É uma linguagem que foi projetada para ser segura, rápida e com suporte a concorrência, combinando o controle de baixo nível existente em linguagens como C e C++ com recursos de alto nível, como gerenciamento de memória sem garbage collector, sistema de tipos forte e estático e abstrações de dados.

Logo da linguagem Rust de Programação

Logo da linguagem Rust de Programação

O site oficial da linguagem Rust é o rust-lang.org.


Linguagens de programação de sistemas são empregadas para criar software e plataformas de software, como sistemas operacionais, compiladores, motores de jogos, sistemas embarcados, etc.

Ou seja, são linguagens que efetuam uma forte interação com o hardware da máquina. Outros exemplos de linguagens de sistemas são as linguagens C e C++.


Características do Rust

Uma das principais características da linguagem Rust é sua ênfase na segurança e na prevenção de erros de programação comuns, como por exemplo acessos inválidos a memória, vazamentos de memória e condições de corrida em programas concorrentes.

Para isso, a linguagem inclui diversos recursos como verificação de limites de vetor em tempo de compilação, controle de mutabilidade de dados, gerenciamento de memória baseado em propriedade (ownership) e sistema de tipos avançado com  exclusão mútua.

Além disso, outra característica importante da linguagem Rust é seu desempenho, que pode ser comparado ao de linguagens de sistemas como linguagem C e C++.

Isso se deve em parte ao fato de Rust permitir programação de baixo nível, incluindo acesso direto a hardware, sem a sobrecarga de um garbage collector ou de outros recursos de linguagens de alto nível.

Sendo assim, podemos resumir algumas das características principais da linguagem Rust como sendo:

  • Desempenho
    Essa linguagem não possui um coletor de lixo (Garbage Collector – GC) por padrão. Por conta disso, o desempenho em tempo de execução é bastante melhorado.
  • Segurança de memória em tempo de compilação
    Softwares criados com Rust são protegidos contra problemas de memória, como ponteiros pendentes, estouros de buffer e vazamentos de memória.
  • Aplicativos Multi-Thread
    As regras de propriedade e segurança de memória do Rust fornecem simultaneidade sem corridas de dados.
  • Suporte para Web Assembly (WASM)
    O Web Assembly ajuda a executar algoritmos de computação altamente intensiva no navegador, em dispositivos embarcados ou em qualquer outro lugar. Ele é executado na velocidade do código nativo, para execução rápida e confiável.

Além disso, o Rust tem uma comunidade de desenvolvedores ativa e crescente, com muitas bibliotecas e ferramentas disponíveis para uma variedade de aplicações, incluindo automação de processos, jogos, computação científica e sistemas embarcados.

Quais são as aplicações da linguagem Rust?

A linguagem Rust é uma linguagem de programação de propósito geral que foi desenvolvida com o objetivo de fornecer segurança e alto desempenho em sistemas de software. Algumas das principais aplicações da linguagem Rust incluem:

  • Sistemas Operacionais: a linguagem Rust é adequada para o desenvolvimento de sistemas operacionais devido à sua segurança e desempenho.
  • Software de rede: a linguagem Rust é adequada para o desenvolvimento de software de rede devido à sua capacidade de lidar com operações de E/S de forma eficiente e segura.
  • Software para sistemas embarcados: a linguagem Rust é adequada para o desenvolvimento de software de sistemas embarcados devido à sua capacidade de fornecer código de baixo nível com segurança e alto desempenho.
  • Servidores web: a linguagem Rust é adequada para o desenvolvimento de servidores web devido à sua capacidade de lidar com grande quantidade de requisições simultâneas com eficiência e segurança.
  • Jogos: a linguagem Rust é adequada para o desenvolvimento de aplicações de jogos devido à sua capacidade de fornecer alto desempenho e segurança no gerenciamento de memória.

Essas são algumas das principais aplicações da linguagem Rust. Com o seu crescimento e popularidade, novas aplicações e usos estão sendo desenvolvidos pela comunidade de programadores.

Parece excelente não? Mas como começar a programar em Rust?

No próximo tutorial mostrarei como instalar a linguagem e criar seu primeiro programa em Rust.

Referências

 

Sobre Fábio dos Reis (1207 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 30 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Ciência e Tecnologia em geral, adora Viagens e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*