Constantes em PHP
Constantes em PHP
Uma Constante é um valor que pode ser armazenado sob um nome, de forma parecida com uma variável, porém com uma diferença fundamental: esse valor não pode ser alterado após a constante ser definida e atribuída.
Desta forma, o valor armazenado pode ser utilizado no script sempre que a constante for empregada, sem o risco de ter esse valor alterado inadvertidamente.
Uma constante é muito útil para armazenar valores que nunca devem ser alterados, como constantes matemáticas (Pi, por exemplo) e strings de conexão a bancos de dados, entre outros. O escopo de uma constante é global.
Criamos constantes nomeadas em PHP com o uso da função define().
Sintaxe:
define(nome_constante, valor_constante[, ignora_caso]);
Onde:
- nome_constante é o nome que queremos dar à constante
- valor_constante é o valor que será armazenado na constante. OS tipos de dados aceitos são integer, string, float e boolean, ou ainda o valor NULL. No PHP também são aceitos arrays.
- ignora_caso é um flag que ativa ou desativa a verificação de maiúsculos e minúsculos no nome da constante.
O nome da constante não se inicia com o caractere $, de forma diferente das variáveis.
O valor padrão para [ignora-caso] é FALSE, ou seja, o caso não é ignorado – maiúsculas e minúsculas no nome da constante são diferenciadas.
Alterando seu valor para TRUE não será feita diferenciação entre maiúsculas e minúsculas no nome da constante.
Exemplo:
<?php define("constante1", "Bóson"); define("constante2", "Próton", TRUE); define("constante3", 35); echo constante1."<br>"; echo Constante1."<br>"; echo constante2."<br>"; echo CONSTANTE2."<br>"; echo constante3."<br>"; ?>
Note que é gerado um erro ao tentar mostrar o conteúdo da constante 1 quando ela é referenciada como Constante1, com o primeiro caractere em maiúscula. Já a constante2, mesmo em maiúsculas, não gera esse erro, pois o parâmetro ignora_caso foi definido como TRUE para ela:
Após uma constante ser definida, seu valor não pode ser alterado durante a execução do script. Qualquer tentativa de escrever um valor diferente em uma constante já definida resultará em erro na execução do script, como é possível constatar acrescentando as seguintes instruções ao script anterior:
constante3 = 20; echo constante3."<br>";
Será gerado o erro a seguir, mostrando que a atribuição (=) não é possível a uma constante após ter sido criada:
Constantes e Arrays
Também podemos criar uma constante do tipo array, a partir do PHP 7. Veja abaixo um exemplo:
define('LINGUAGENS', array('C','Java','PHP','Haskell')); echo LINGUAGENS[1]; // Saída: "Java"
Próximo: Operadores aritméticos e de atribuição de variáveis em PHP
Escreva um comentário