Erro no Firefox “A execução do código não pode continuar porque VCRUNTIME140_1.dll não foi encontrado” – RESOLVIDO

Como resolver o erro no Mozilla Firefox “A execução do código não pode continuar porque VCRUNTIME140_1.dll não foi encontrado”.

Um dia desses, no meio de uma aula remota, abri o navegador Mozila Firefox para entrar em um website e, para minha surpresa, a página não carregou. Nada apareceu na tela.

Achando que era um problema com o website, tentei acessar outra página – e nada também. A tela ficava simplesmente em branco. Fechei o navegador, abri novamente para tentar carregar os sites, mas nada aconteceu.

O Firefox simplesmente havia parado de carregar as páginas – todas.

Tentei reinstalar o navegador. O removi, apaguei as pastas de perfil, baixei a versão mais nova e a instalei. Ao tentar abrir essa nova instalação me deparei com esse erro:Erro no Firefox: A execução do código não pode continuar porque VCRUNTIME140_1.dll não foi encontradoMensagem de erro exibida: “A execução do código não pode continuar porque VCRUNTIME140_1.dll não foi encontrado“.

E o navegador continuou a não carregar absolutamente nenhuma página. O que aconteceu?

Desconheço o que causou o problema, mas encontrei uma solução. Este erro ocorre pois uma biblioteca de tempo de execução do sistema, de nome vcruntime140_1.dll, não está disponível para o Firefox – por algum motivo qualquer.

E como corrigir esse erro?

Logo do Firefox

Como corrigir o erro de vcruntime140_1.dll no Firefox

Algumas fontes nos orientam a reinstalar o Firefox, mas, em meu caso, isso não resolveu o problema. Na verdade, a mensagem acima passou a aparecer APÓS a reinstalação do navegador – antes, ele simplesmente não carregava nenhuma página, sem mostrar nenhuma mensagem de erro.

Para corrigi-lo, copiei a referida biblioteca .dll para a pasta de instalação do Firefox, que é por padrão a pasta C:\Program Files\Mozilla Firefox\, mas que pode ser outra em seu sistema se você o instalou em local diferente do padrão.

E onde encontrar a biblioteca vcruntime140_1.dll? No próprio sistema operacional (Windows 10) – procure no diretório “C:\Program Files\WindowsApps\Microsoft.VCLibs.140.00.UWPDesktop_14.0.27629.0_x64__8wekyb3d8bbwe“. Ela provavelmente estará lá dentro. Após encontrá-la, basta copiá-la para a pasta do Firefox.

Obs.: é possível encontrar esse arquivo para download na Internet, mas é mais seguro usar o que já existe em seu computador, para tentar evitar arquivos modificados de forma maliciosa.

É possível que, ao tentar copiar o arquivo referido você se depare com uma mensagem dizendo que não tem permissão para tal, ou ainda que o arquivo simplesmente não seja copiado. Isso pode ocorrer por estarmos lidando com uma pasta do sistema. Mas não se preocupe: resolver isso é fácil. Para isso vamos usar o bom e velho Prompt de Comandos. Siga os passos abaixo:

1. Clique na caixa de pesquisa do Windows e digite “cmd“, sem as aspas.

2. No menu que aparecerá, clique no atalho do Prompt de Comando com o botão direito do mouse e escolha a opção “Executar como Administrador”.

3. Será aberta uma caixa de diálogo com a pergunta “Deseja permitir que este aplicativo faça alterações no seu dispositivo?”. Clique em Sim, e o prompt de comando será aberto, no modo Administrador.

4. Entre na pasta que contém a dll executando o comando a seguir:

cd C:\Program Files\WindowsApps\Microsoft.VCLibs.140.00.UWPDesktop_14.0.27629.0_x64__8wekyb3d8bbwe

5. Agora, copie a biblioteca para a pasta de instalação do Firefox com o comando a seguir:

copy vcruntime140_1.dll "C:\Program Files\Mozilla Firefox"

Atenção às aspas e aos espaços presentes no comando. Se seu Firefox estiver instalado em outro local, modifique o caminho a ser usado no comando.

6. Feche o prompt e teste o Mozilla Firefox. Provavelmente ele abrirá agora, carregando as páginas normalmente.

Caso o navegador continue não carregando ou não abrindo as páginas, consulte a página de suporte da Mozilla para uma solução alternativa.

Sobre Fábio dos Reis (1370 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*