Curso de Redes – O que é um Access Point
Curso de Redes – O que é um Access Point
Um Access Point (AP) (Ponto de Acesso em português), ou ainda Wireless Access Point (WAP) é um dispositivo de comunicação utilizado em redes sem fio locais – WLANs, Wireless Local Area Networks – que age como um equipamento transmissor e receptor de sinais de rádio, funcionando como uma espécie de switch sem fio.
O Access Point se comunica com uma rede cabeada, fornecendo às estações acesso à infraestrutura de rede do local, e à Internet, por meio de comunicação via rádio.
No geral, os APs suportam o padrão de redes sem fio Wi-Fi, e são empregados na criação de hotspots para acesso à Internet e conectividade à rede local em locais onde não é possível ou desejável passar cabos convencionais.
Um Access Point lembra um roteador banda larga caseiro, porém sem possuir as portas LAN que são encontradas nesses dispositivos e outras funções, como firewall e IDS/IPS. Na realidade, é comum que os roteadores caseiros possuam a funcionalidade de AP embutida, de modo a permitir o acesso de dispositivos à rede e compartilhamento de Internet sem fios. A figura a seguir mostra um access point típico:
E na figura abaixo temos um roteador de banda larga que possui a função de access point embutida:
Características de um Access Point
Um AP possui diversas características técnicas que devem ser levadas em consideração no momento de sua escolha, sendo as mais importantes as seguintes:
- Padrões de comunicação: os APs podem utilizar um ou mais padrões de comunicação sem fio 802.11, como os padrões a, b, g, n e ac.
- Área de cobertura (alcance): Alguns equipamentos possuem alcance de poucos metros, ao passo que outros podem alcançar dezenas de metros, de acordo com sua potência de transmissão.
- Potência do sinal: Permite definir o alcance (área de cobertura) da rede sem fio.
- Quantidade de clientes suportados: Alguns access points, como os de uso residencial, suportam apenas algumas poucas conexões simultâneas de clientes, ao passo que APs corporativos podem suportar de centenas a milhares de conexões.
- Modos de operação: Um AP pode operar como concentrador para conexão de clientes à rede, ou como repetidor, estendendo a área de cobertura da rede Wi-Fi.
Configuração
Geralmente os access points são configurados por meio de uma interface web, acessada remotamente a partir de uma estação na rede, a qual permite definir o SSID da rede sem fio, as opções de segurança, canal a ser utilizado, limitar o acesso de determinados clientes, entre outras opções.
A imagem a seguir mostra uma tela de configuração básica de um access point, com algumas das opções de ajustes mais comuns disponíveis:
Note o nome da rede (“boson”) que é o SSID utilizado para que as estações possam solicitar a conexão ao AP (na verdade, um roteador banda larga wi-fi) e assim entrar na rede local.
Leia também: O que é o SSID em uma rede wireless
Fábio, eu acompanho suas aulas no youtube e aqui no site, gostaria de lhe pedir que fizesse uma vídeo aula com uma configuração completa de um Roteador wireless. Eu conheço o básico mas gostaria de conhecer mais a fundo.
Muito obrigado por você compartilhar seu conhecimento com o mundo, suas aulas são excelentes.
Olá Júnior! Você se refere àqueles roteadores banda larga como os da TP-Link, Linksys, etc.? Se for isso, tenho uma aula programada desse tipo para ser gravada em breve.
Abraço!