Dicionários em Python – Mapeamento de chaves e valores – parte 01

Dicionários em Python – Mapeamento de chaves e valores

Nesta lição vamos apresentar o conceito de Dicionários em Python e mostrar como realizar o mapeamento de chaves e valores.

O que são Dicionários em Python?

Dicionários são uma das estruturas de dados mais poderosas em Python. Eles permitem armazenar valores associados a chaves, formando assim uma espécie de “mapeamento” entre chaves e valores. Em outras palavras, um dicionário é uma coleção de pares chave-valor, onde cada chave é única e mapeia para um valor.

Em Python, os dicionários são representados por chaves {} e os pares chave-valor são separados por dois pontos :. Por exemplo:

dicionario = {'chave1': valor1, 'chave2': valor2, 'chave3': valor3}

Neste exemplo, o dicionário de nome ‘dicionario’ contém três pares chave-valor: ‘chave1’: valor1, ‘chave2’: valor2 e ‘chave3’: valor3.

Agora, vamos entender como acessar e manipular os valores dentro de um dicionário. Uma forma de acessar um valor em um dicionário é através da sua chave correspondente. Por exemplo:

# Acessar um valor pelo nome da chave
dicionario = {'nome': 'João', 'idade': 25, 'cidade': 'São Paulo'}
print(dicionario['idade'])

Neste exemplo, estamos imprimindo o valor associado à chave ‘idade’, que é 25. Podemos também utilizar a função get() para acessar um valor em um dicionário, dessa forma:

# Acessar um valor utilizando a função get()
dicionario = {'nome': 'João', 'idade': 25, 'cidade': 'São Paulo'}
print(dicionario.get('idade'))

O resultado será o mesmo que o exemplo anterior, ou seja, será impresso o valor 25.

Alterar e adicionar valores em dicionários

Também é possível alterar ou adicionar um valor em um dicionário. Por exemplo:

# Alterar um valor no dicionário
dicionario = {'nome': 'João', 'idade': 25, 'cidade': 'São Paulo'}
dicionario['idade'] = 30
print(dicionario)
# Adicionar um valor no dicionário
dicionario['profissao'] = 'Programador'
print(dicionario)

Neste exemplo, estamos primeiro alterando o valor associado à chave ‘idade’ de 25 para 30. Em seguida, estamos adicionando um novo par chave-valor ao dicionário, onde a chave é ‘profissao’ e o valor é ‘Programador’.

Além disso, podemos obter uma lista com todas as chaves do dicionário, utilizando o método keys(), ou uma lista com todos os valores do dicionário, utilizando o método values(). Por exemplo:

# Obter uma lista com as chaves do dicionário
dicionario = {'nome': 'João', 'idade': 25, 'cidade': 'São Paulo'}
print(dicionario.keys())
# Obter uma lista com os valores do dicionário
print(dicionario.values())

Conclusão

Em resumo, os dicionários em Python são uma estrutura de dados muito poderosa, que permitem armazenar valores associados a chaves. Eles são muito úteis em diversas situações, como por exemplo para armazenar configurações, informações de usuários, entre outras.

Além disso, é possível acessar, alterar e adicionar valores em um dicionário.

Sobre Fábio dos Reis (1198 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 30 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Ciência e Tecnologia em geral, adora Viagens e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*