Curso de PHP – Sintaxe e Marcadores de comandos

Sintaxe e Marcadores de Comandos no PHP

Vamos falar nesta aula sobre a sintaxe do PHP –  a forma correta de escrever seus comandos e códigos para que sejam executados sem problemas.

O código PHP de seus scripts é executado sempre no servidor, e então um HTML gerado é enviado ao seu navegador para exibição das informações processadas.

Podemos escrever os scripts PHP e inseri-los em qualquer parte de um documento, ou então gerar arquivos que contenham somente comandos do PHP e salvá-los em arquivos com a extensão .php

 

Scripts PHP

Um script em PHP (conjunto de comandos e códigos) pode ser escrito usando a sintaxe a seguir:

<?php
Códigos PHP;
?>

Os códigos PHP são inseridos entre as tags <?php e ?>. Por exemplo, crie um novo documento de texto em um editor, insira o código a seguir e salve-o como aula01.php. Recomendo criar um diretório específico para salvar o arquivo, de modo a separar as diversas lições de nosso curso. Vou usar um diretório de nome aula01 que deverá estar localizado na pasta adequada, dependendo do pacote de software que você vai utilizar para realizar os testes (WAMP, LAMP, XAMPP, etc.):

<?php
 echo "<h2>Testando o PHP!</h2><br>";
 echo "Olá Mundo!";
?>

Teste em seu navegador, abrindo o endereço http://localhost/aula01/aula01.php

Veja o resultado a seguir:

 

Curso de PHP - Sintaxe e Marcadores de Comandos

Os comandos em PHP terminam sempre em um ponto-e-vírgula (;), à exceção do último comando de um bloco, que dispensa seu uso.

Também podemos delimitar os blocos de código usando os formatos a seguir:

  1. <? Códigos; ?> Forma simplificada ou
  2. <script language=”PHP”> Códigos; </script> ou
  3. <% Comandos; %> Estilo ASP

Para usarmos essas formas simplificadas e estilo ASP precisaremos alterar alguns parâmetros no arquivo de configuração php.ini presente no servidor. A localização desse arquivo vai depender um pouco da plataforma utilizada em seu sistema, e trabalharemos com arquivos de configuração na parte avançada do curso. Os parâmetros a modificar são short_open_tags e asp_tags, trocando seus valores de off para on. Em nosso curso, vamos usar o padrão da sintaxe de marcadores PHP, portanto não é necessário alterar o php.ini agora.

Comentários no PHP

Podemos adicionar comentários ao código em PHP, como na maioria das linguagens. O texto que vem após os comentários é sempre ignorado pelo interpretador, e também não aparecerá no navegador ao carregar a página.

Usamos os comentários para que outros programadores possam entender nossa codificação, ou para lembrar a nós mesmos o que fizemos no código, ao editá-lo tempos depois de criado.

Podemos inserir comentários de três formas em um script:

// Comentário de linha única.
# Outra forma de escrever comentários de linha única
/* Bloco de comentários
que se estende por várias linhas
diferentes */

Maiúsculas e Minúsculas

No PHP, os nomes de variáveis são case-sensitive, ou seja, diferenciam maiúsculas de minúsculas. Portanto, as variáveis NOME e Nome são diferentes. Tome muito cuidado com isso. Vamos estudar variáveis em breve.

Já os nomes de classes, funções e palavras-chave em geral (if, else, while, etc) não diferenciam maiúsculas de minúsculas. mas, de qualquer forma, recomendo criar um padrão para você usar – fica a seu critério.

 

Sobre Fábio dos Reis (1325 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*