Um script simples transforma seu pendrive em uma chave para desligar o PC
Desligue seu computador apenas retirando um pendrive
Uma nova ferramenta foi desenvolvida com a capacidade de desligar o seu computador tão rápido, que pessoas “não autorizadas” (vide autoridades) não terão a chance de examiná-lo e descobrir suas informações confidenciais presentes na máquina no momento do acesso.
“USBKill“, como o script é chamado, transforma qualquer pendrive USB comum em um interruptor que força um desligamento do computador após sua remoção. Desta forma, é possível desligar a máquina rapidamente caso haja a necessidade – por exemplo, se estiver trabalhando em algo “confidencial” e alguém se aproximar.
O script foi postado no GitHub por um usuário chamado “Hephaestos,” que proclama que a ferramenta irá impedir que os usuários se tornem o próximo Ross Ulbricht – o ex-chefão do mercado de drogas on-line Silk Road – cujo laptop estava ligado ao ser apreendido…
Hephaestos sugere que os usuários prendam o pendrive USB com o USBKill em seus pulsos como medida de segurança adicional, para que o computador seja automaticamente desligado com um simples movimento do braço. O desenvolvedor auto-proclamado do “software para a liberdade”, explica que o software é mais eficaz quando combinado com uma máquina virtual que se exclui automaticamente após a reinicialização, prevenindo as autoridades de conseguirem acessar qualquer coisa caso consigam arrancar de alguma forma as senhas de acesso ao sistema de você.
Claro que, para que o processo seja totalmente efetivo, ainda é preciso que você criptografe todo o seu disco rígido – afinal, o script desliga a máquina mas ela obviamente pode ser religada novamente, a não ser que esteja usando uma VM como sugerido.
O USBKill será atualizado com recursos adicionais de tempos em tempos, mas o estado atual é mais do que capaz de entregar o que prometeu.
Você pode baixar o script USBKill aqui
Fontes: Electronic Products via GitHub
Fábio, pelo visto este script é só para Linux. Crie uma tag que identifique suas publicações em relação aos sistemas operacionais. Por exemplo: uma tag “Windows”, quando o tema for relacionado a Windows e uma “Linux”, quando o tema for relacionado a Linux. Você também poderia pôr uma tag específica, se, por exemplo o tema Linux for voltado a determinada Distro, como Mint, por exemplo, pôr a tag como “Mint”. E por fim, criar um campo de pesquisa, onde fosse possível pesquisar pelo conteúdo da tag, seguido de um conjunto de palavras (string).