Ponteiros em C – uma introdução
Ponteiros em C
Vamos começar a tratar hoje de um dos conceitos mais importantes (e provavelmente mais confusos) a se dominar em linguagem C: o conceito de Ponteiros.
O que é um ponteiro em C? Um ponteiro é uma variável especial que contém um endereço de memória armazenado, em vez de dados comuns. Esse endereço é, no geral, a posição na memória de uma outra variável. Desta forma, a variável que contém esse endereço aponta para a outra variável. Daí o nome “ponteiro“.
O domínio e o emprego dos ponteiros é extremamente importante para que seja possível programar com eficiência e desenvoltura em C. Eles são úteis em inúmeros contextos, como por exemplo no suporte à rotinas de alocação dinâmica de memória e na construção de ADTs – Abstract Data Types / Tipos de Dados Abstratos – como por exemplo pilhas, listas e filas.
A figura a seguir ilustra a ideia geral de funcionamento de um ponteiro:
Na figura, temos representados endereços na memória RAM do computador, e um conjunto de variáveis criadas nesses endereços. podemos ver que no endereço 5000 existe uma variável ponteiro, cujo conteúdo é o endereço de memória 5004 – ou seja, esse ponteiro aponta para a variável que está localizada no endereço 5004 da memória RAM.
Declarando ponteiros
Uma declaração de ponteiro consiste em um tipo, seguido do caractere * (chamado de “operador de indireção” ou de “dereferência“) e do nome que se deseja dar à variável. A sintaxe a seguir mostra a forma de se declarar um ponteiro:
tipo *nome;
O tipo, que pode ser qualquer um válido em C, define o tipo da variável que o ponteiro pode apontar. Por exemplo, suponha que se deseje criar um ponteiro de nome “ponteiro”, o qual aponte para uma variável do tipo float. Para tal, usamos a seguinte declaração:
float *ponteiro;
Essa declaração cria uma variável ponteiro que aponta para uma variável do tipo float – note que float é o tipo da variável apontada, e não do ponteiro em si.
Os ponteiros devem ser inicializados ao serem declarados ou por meio de uma declaração de atribuição posterior à sua declaração. Podemos inicializar um ponteiro com um endereço de memória, ou os valores 0 ou ainda NULL. Um ponteiro com o valor NULL não aponta para nenhum local. Apontar para 0 é equivalente a apontar para NULL, mas usar a palavra NULL deixa o código mais inteligível.
Operadores de Ponteiros
Em C há dois operadores especiais de ponteiros: os operadores * e &.
O operador & (operador de endereço) é um operador unário que permite retornar o endereço na memória de uma variável. Desta forma:
x = &valor;
esta declaração coloca na variável x o endereço de memória da variável valor, o qual não possui relação com o valor armazenado na variável. Podemos ler essa declaração como “x recebe o endereço da variável valor“.
O operador de indireção * é também um operador unário, e retorna o valor contido na variável localizada no endereço informado ao operador. Por exemplo, se a variável x contém o endereço da variável valor, e a variável valor armazena o valor (dado) 30, teremos:
y = *x;
essa declaração coloca o conteúdo da variável valor (30) na variável y. Assim, y conterá também o valor 30, pois 30 é o dado armazenado na posição de memória apontada por x. Podemos ler a declaração como “y recebe o valor armazenado no endereço apontado por x“.
Atribuição de ponteiros
Podemos atribuir um ponteiro a outro ponteiro, como fazemos com variáveis comuns. Veja o código a seguir:
#include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main() { int a; a = 30; int *pont1, *pont2; pont1 = &a; pont2 = pont1; printf("Endereço de a: %p", pont2); return 0; }
Esse código irá mostrar na tela o endereço da variável a, mas não seu conteúdo armazenado (que é o valor 30). Tanto pont1 quanto pont2 são ponteiros que apontam para a variável a.
Para mostrar o endereço da variável a com a função printf() usamos o modificador de formato %p.
Se quisermos ver o conteúdo da variável, podemos usar a declaração a seguir, que mostra o conteúdo de a a partir do ponteiro pont2:
printf("Conteúdo de a: %d\n", *pont2);
Note o uso do operador *, para indicar que queremos o valor da variável apontada pelo ponteiro, e não seu endereço de memória.
Como retornar o endereço de uma variável
Podemos obter o endereço de uma variável (local da memória onde um dado está armazenado) usando o operador &, conforme vemos no código a seguir:
#include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <locale.h> int main() { setlocale(LC_ALL, " "); int num = 60; printf("Endereço da variável num: %p\n", &num); }
Ao executar esse programa, obteremos o endereço da variável num na memória RAM do computador.
Na próxima parte de nosso estudo sobre ponteiros vamos falar sobre Aritmética de Ponteiros.
Até!
Parabéns pela excelente explicação e ótima didática, professor!!
Muito obrigado Francisco!
Fabio você ganhou mais um fã. Você parece ser uma pessoa esforçada e muito inteligente, qualidade que admiro muito.
Estou no segundo sem. de análise e des. de sistemas. Faço EAD porque estou sem grana pra investir em algo melhor. As aulas que minha faculdade disponibiliza são de péssima qualidade, as vídeo aulas não passa de uma pessoa lendo slides. E por essa deficiência encontrei seus vídeos, e através deles que venho aprendendo a logica d programação e linguagem C. E por isso que lhe agradecer muito por compartilhar seu conhecimento de forma clara e didática.
Obrigado meu amigo!
Lhe desejo saúde, paz e sucesso na sua vida.
Abraços…