Pinagem do Conector ATX de 24 Pinos (ATX 2.2)

Pinagem do Conector ATX de 24 Pinos

O conector ATX de 24 pinos é o conector de alimentação padrão em placas-mãe de computadores PC atualmente. Ele fornece energia para alimentar a placa-mãe e diversos circuitos e dispositivos a ela conectados, tais como a CPU, memória RAM, placas de expansão e o chipset, entre muitos outros.

Esse conector recebe o nome técnico de Molex 39-01-2240, ou ainda Molex Minifit Jr. Aqui vamos chamá-lo apenas de conector principal ATX.

Conector da fonte de alimentação ATX de 24 pinos

Conector da fonte de alimentação ATX de 24 pinos

A ilustração a seguir mostra a pinagem completa do conector principal ATX de 24 pinos (ATX 2.2), com a numeração dos fios, suas respectivas cores e funções.

Pinagem do conector ATX de 24 pinos 12V

Pinagem do conector ATX de 24 pinos 12V

Alguns dos pinos possuem funções especiais, tais como:

  • PWR_ON (PWR_OK): Sinal de “Power Good” em nível alto que indica que as saídas de +5V e +3,3V estão operando acima dos níveis de subtensão da fonte, garantindo assim o funcionamento contínuo dentro de suas especificações.
    Ou seja, é um sinal que indica que a fonte está operando normalmente nessas linhas de tensão.
  • +5V Stand BY (VSB): Tensão de standby que pode ser usada para alimentar circuitos que necessitem de energia durante o estado desligado das linhas de energia da fonte.
    Usado, por exemplo, em circuitos de controle de soft power ou Wake on LAN.
  • PS_ON#: Sinal ativo em nível baixo que liga todas as linhas de energia da fonte, incluindo as linhas de 3,3VCC, 5VCC, -5VCC, 12VCC e -12VCC.
    Quando este sinal é mantido em nível alto pela placa-mãe, ou quando este pino está desconectado, a fonte de alimentação não fornece corrente nas linhas indicadas acima.
    Ou seja, este é o pino que liga a fonte. 
  • NC: “Not Connected“, pino não conectado (não usado).

Detalhes do conector ATX 24 pinos

Note que esse conector somente se encaixa na placa-mãe em um sentido específico, pois possui um chanfro de orientação que impede sua conexão em orientação incorreta, o que acarretaria em danos permanentes à placa-mãe e outros componentes do PC.

Originalmente, o conector principal de fontes ATX possuía 20 pinos, com uma pinagem similar à do conector de 24 pinos aqui representado, porém com os pinos 11, 12, 23 e 24 omitidos.

Conector de alimentação na placa-mãe para fontes ATX de 24 pinos

Conector de alimentação na placa-mãe para fontes ATX de 24 pinos

As fontes de alimentação de 24 pinos são empregadas em placas-mãe que requerem mais energia, e eliminam a necessidade de um conector de 12V auxiliar para alimentação extra.

É comum que esses quatro pinos adicionais possam ser destacados do conector de 24 pinos, de modo que ele possa ser empregado em placas-mãe com conector padrão de 20 pinos.

Se o conector de uma fonte não puder ser desmembrado desta forma, ainda é possível usar uma fonte ATX de 24 pinos em uma placa de 20 pinos, usando um adaptador específico de 24 para 20 pinos.

Precisão das tensões fornecidas

As tensões informadas são de referência, sendo que na prática elas podem variar ligeiramente de acordo com a tolerância especificada para fontes ATX em seu documento de padronização.

A tabela a seguir mostra os valores de tolerância de tensão para a fonte ATX (máximo de desvio percentual tolerado para os valores nominais):

Tensão Tolerância
+5V ± 5%
-5V ± 10%
+12V ± 5%
-12V ± 10%
+3,3V ± 5%
+5VSB ± 5%

Desta forma, a linha de tensão de 5V, por exemplo, deve operar entre os extremos de 4,75V (-5%, mínimo) e 5,25V (+5%, máximo). Se estiver operando fora dessa faixa, há algum problema com a fonte de alimentação.

O mesmo raciocínio se aplica aos demais valores de tensão elétrica mostrados.

Podemos testar as tensões fornecidas pelas várias linhas de energia de uma fonte ATX usando um multímetro, para troubleshooting em computadores desktop (pesquisa e eliminação de defeitos).

Sobre Fábio dos Reis (1366 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*