Associação em Série e em Paralelo de Resistores
Associação em Série e em Paralelo de Resistores
Em circuitos eletrônicos é muito comum que resistores sejam associados entre si de várias formas, de modo a se obterem valores distintos de resistência elétrica combinada em pontos específicos do circuito, tendo essas associações diversas aplicações, como por exemplo a construção de um divisor de tensão.
As duas formas mais comuns de associação de resistores são a Associação em Série e a Associação em Paralelo.
Associação em Série de Resistores
Quando um circuito possui resistores associados em série, a resistência total do circuito será o somatório das resistências de cada resistor.. Desta forma, a quantidade de corrente elétrica que flui através de cada resistor será a mesma, ao passo que a tensão elétrica em cada resistor irá variar com a resistência de cada componente da associação. Uma das principais aplicações da associação em série de resistores é a criação de divisores de tensão.
Fórmula
A fórmula para calcular a resistência equivalente em uma associação em série é:
Exemplo
Qual a resistência equivalente em uma associação de três resistores em série, na qual os resistores possuem respectivamente os valores de 220 Ω, 470 Ω e 1,2 kΩ?
Abaixo temos o diagrama esquemático do circuito:
Resolução:
Aplicando a primeira fórmula para cálculo de resistores associados em série temos:
Portanto, a resistência equivalente deste circuito é de 1890 ohms.
Associação em Paralelo de Resistores
Quando associamos dois ou mais resistores em paralelo, a tensão sobre cada resistor será a mesma, porém a corrente elétrica que atravessará cada resistor irá variar, dependendo da resistência individual de cada componente. A resistência total (equivalente) da associação em paralelo será sempre menor do que o valor do menor resistor presente.
Fórmula
A fórmula para calcular a resistência equivalente em uma associação em paralelo é:
Note que quando temos dois resistores de mesmo valor associados em paralelo, sua resistência equivalente será exatamente a metade deste valor. Por exemplo, dois resistores de 220 Ω associados em paralelo resultam em uma resistência equivalente de 110 Ω.
Caso tenhamos apenas dois resistores associados em paralelo, porém de valores diferentes, podemos também usar a fórmula simplificada a seguir:
Exemplo:
Qual a resistência equivalente em uma associação de três resistores em paralelo, na qual os resistores possuem respectivamente os valores de 220 Ω, 470 Ω e 1,2 kΩ?
Abaixo temos o diagrama esquemático do circuito:
Resolução:
Aplicando a primeira fórmula para cálculo de resistores associados em paralelo temos:
Portanto, a resistência equivalente deste circuito é de 133,21 ohms.
É isso aí! É possível criar associações de resistores mais complexas, combinando as associações em série e em paralelo, ou ainda fazendo associação em estrela ou triângulo. Estudaremos essas formas de associação em uma próxima lição.
Quer aprender tudo sobre Eletrônica? Minha dica é o livro Eletrônica – Para Autodidatas, Estudantes e Técnicos – 2ª Edição, de Gabriel Torres, que você pode adquirir em formato digital com preço promocional clicando na imagem a seguir:
Escreva um comentário