Como jogar 3D Pinball Space Cadet no Windows 10

Como jogar 3D Pinball Space Cadet no Windows 10

O Space Cadet era um jogo clássico de pinball digital lançado em 1995 em um pacote de atualização do Windows 95. Posteriormente, foi incluído nas versões Windows NT, Windows 98, Windows ME, Windows 2000 e Windows XP (32 bits), mas, a partir daí, simplesmente desapareceu, não estando disponível em nenhuma versão posterior do sistema operacional Windows.

O que aconteceu com o jogo e, mais importante, significa então que, se eu quiser jogar novamente o Space Cadet 3D terei de instalar o Windows 98 ou outra versão antiga do S.O.?

Não!

É possível instalá-lo no Windows 10 ou outras versões, como o Windows 7 e o Windows 8.1, bastando para isso obter o arquivo de instalação – é o que mostrarei como fazer na sequência.

Instalação do Space Cadet 3D Pinball

Começamos baixando o arquivo executável do Space Cadet 3D a partir do site groovypost.com, e então abrimos o arquivo executável baixado:

Instalar Space Cadet 3D Pinball no Windows

Clique em Executar para prosseguir. Na tela seguinte escolha o local padrão para a instalação do jogo – deixarei o local indicado no instalador. Clique então em Install para iniciar efetivamente a instalação.

Instalar jogo de fliperama no Windows

Se o Controle de Conta de Usuário estiver ativado no seu sistema, clique em Sim para permitir a execução do instalador:

Instalar Space Cadet Fliperama no Windows 10

Após a instalação, o jogo estará disponível em um atalho com o nome de Pinball na área de trabalho. Agora é só jogar!

Pinball no Windows 10

O jogo abre em uma tela de dimensões reduzidas, com resolução de 640×480 pixels, mas pode ser redimensionado em tela cheia, bastando para isso clicar no menu Options -> Full Screen, ou simplesmente teclar F4.

Space Cadet no Windows 10 - Fliperama

Clicando em Options -> Player Controls (ou teclando F8), você pode configurar as teclas do teclado que irão acionar os flippers (Z e ; por padrão; eu troco o ; pela letra M, pois fica mais confortável), o lançador (barra de espaços) e bumpers dos lados esquerdo e direito.

Configurar teclas no Pinball

F2 inicia um novo jogo, e F3 pausa ou continua o jogo atual. Testei a instalação, e funcionou perfeitamente. O arquivo também é totalmente seguro, sem nenhum perigo de infecção por malware ou outras ameaças ao seu sistema.

Veja o jogo em ação:

Mas por quê esse jogo foi retirado do Windows, a partir da versão Windows Vista (64 bits)?

De acordo com o engenheiro da Microsoft Raymond Chen, a versão do pinball para 64 bits tinha um bug bizarro: a bolinha simplesmente atravessava os objetos na tela diretamente, como um fantasma. Não era sequer possível iniciar o jogo, pois a bolinha atravessava o mecanismo lançador!

Ainda de acordo com o engenheiro, tentaram depurar o programa para remover essa falha, mas como o código havia sido escrito muitos anos antes em uma empresa distinta, ninguém na Microsoft conseguia entender como ele funcionava. Além disso, o código estava praticamente sem comentários (entendem porque é importante comentar o código?), e não era possível sequer encontrar o local no programa que lidava com o mecanismo detector de colisões, responsável por detectar quando a bolinha se chocava com algum item e então ser repelida.

Como o código a ser portado do Windows XP de 32 para 64 bits era muito grande – “milhões de linhas de código para serem portadas da versão de 32 bits para 64 bits“, de acordo com Chen, a Microsoft decidiu retirar o jogo do sistema Windows para simplificar o trabalho.

Sem comentários.

É isso aí! Bom divertimento!

Sobre Fábio dos Reis (1399 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*