Introdução aos Flip-flops e Lógica Sequencial

Lógica Sequencial

Circuitos de Lógica Sequencial são circuitos digitais que possuem uma espécie de memória interna, o que significa que eles podem memorizar um estado lógico aplicado, levando em conta o estado anterior assim como o estado lógico atual. Um circuito de lógica sequencial consegue se "lembrar" desses estados, e permanecer fixo em um estado lógico (0 ou 1) até que uma condição específica faça com que esse estado seja alterado.

Como exemplos de elementos de lógica sequencial podemos citar latches, flip-flops e contadores.

Flip-flops - Introdução

Um flip-flop é um elemento que encontra inúmeras aplicações em eletrônica digital e áreas associadas, como por exemplo na construção de computadores digitais.

Os flip-flops permitem aplicar funções matemáticas e de busca e armazenamento de dados, podendo armazenar um bit de dados, o qual é representado por um estado lógico alto ou baixo (0 ou 1).

Os flip-flops também encontram outras aplicações, como por exemplo na construção de circuitos multivibradores astáveis, contadores digitais e debouncing de chaves eletromecânicas.

Funcionamento

Um flip-flop possui duas saídas, que podem ter um estado (nível lógico) alto ou baixo. Quando em funcionamento normal, as saídas se encontram em estados lógicos opostos - um alto e o outro baixo.

Identificamos as saídas do flip-flop em circuitos ou tabelas-verdade geralmente como Q e  ("Q barra"). Algumas vezes representamos como Q' .

Existem flip-flops síncronos e assíncronos. Um flip-flop assíncrono responde imediatamente a uma mudança em sua entrada, alterando a saída no mesmo instante. Sõ geralmente conhecidos pelo termo Latch.

Já em um flip-flop síncrono uma alteração na entrada não é refletida imediatamente na saída - ela deve ser habilitada por uma transição de estado lógico a partir de um clock externo.

Flip-flop SR - Latch SR

Exemplo de um circuito de flip-flop: Flip-flop SR (Latch)

Há diversos tipos de flip-flops, classificados quanto ao seu modo de funcionamento e construção. A simbologia dos flip-flops difere dependendo do tipo, e será mostrada conforme os apresentamos nas próximas lições. Como exemplo, podemos ver na ilustração a seguir o símbolo de um Flip-flop tipo T:

Flip-flop tipo T (toggle)

Símbolo de um Flip-flop tipo T

Os tipos de flip-flops que vamos estudar em nossas próximas lições são os seguintes:

  • Latch SR
  • SR
  • JK
  • JK Master-slave
  • D
  • T

Próximo: O Latch SR

 

Sobre Fábio dos Reis (1199 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Astronomia, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

1 Trackbacks & Pingbacks

  1. O Latch SR (Flip-flop SR) com portas NAND - Bóson Treinamentos em Tecnologia

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*