Curso de Eletrônica Digital – O que é uma Tabela-Verdade
O que é uma Tabela-Verdade
Tabela-verdade é uma tabela que descreve a saída de um circuito lógico em relação aos níveis lógicos presentes nas entradas do circuito. Uma tabela-verdade é composta por uma coluna para cada valor de entrada, e uma coluna final para os valores de saída computados, dependendo da operação lógica utilizada.
Veja a seguir uma tabela-verdade que representa um circuito lógico de duas entradas:
Circuito Lógico Representado:
Na figura acima temos um circuito lógico, representado por u retângulo, que pode implementar qualquer função lógica. Esse circuito possui duas entradas, A e B, e uma saída S. Os níveis lógicos na saída S dependem dos níveis nas entradas A e B, e podem ser listados com o uso de uma tabela-verdade.
Tabela-Verdade:
A tabela traz todas as combinações possíveis dos níveis lógicos nas entradas A e B, e mostra os níveis correspondentes na saída S. Por exemplo, quando A e B estão no nível lógico 0, a saída correspondente estará em nível 1.
Podemos criar tabelas-verdade para qualquer número de entradas, e o valor da saída S depende do circuito lógico analisado na tabela.
Na tabela mostrada anteriormente, temos duas entradas e quatro linhas; para uma tabela de três entradas, teremos oito linhas. O número de combinações das entradas será igual a 2n para uma tabela-verdade de n entradas. Desta forma, uma tabela com, digamos, 5 entradas terá no total 25 linhas = 32 linhas. Da mesma forma, uma tabela com 4 entradas terá no total 24 linhas = 16 linhas, ou combinações possíveis de valores.
Também devemos escrever a os valores das entradas em uma seqüência binária, o que simplifica a criação da tabela e permite evitar problemas, como o de encontrar uma combinação em particular em uma tabela grande.
Veja a seguir exemplos de tabelas-verdade de três e de quatro entradas:
Tabela para circuito de três entradas:
Tabela para circuito de quatro entradas:
Questões:
1.) Qual o valor da saída na tabela mostrada anteriormente (de 4 entradas) quando as entradas A e C possuírem nível lógico igual a 1, e as entradas B e D estiverem em nível lógico igual a 0?
2.) Quantas linhas terá uma tabela-verdade utilizada para representar um circuito digital de sete entradas?
Respostas:
1.) Nível lógico 1
2.) 27 = 128 linhas
Usaremos as tabelas-verdade nas próximas lições para mostrar a operação de vários tipos de circuitos lógicos (portas lógicas).
Gostei bastante.gostaria fazer um teste na placa de ensaio, pode ser?
Obrigado
Sem dúvida Júlio!