Servidor SSH – Conceitos básicos e conexão por senha no Linux
Servidor SSH – Conceitos básicos e conexão por senha no Linux
Nesta lição vamos aprender a usar o protocolo SSH para efetuar acesso remoto a um sistema Linux Debian (e derivados), usando uma conexão por meio de senha. Instalaremos o pacote de código aberto OpenSSH para nossos testes.
Servidor SSH (Secure Shell)
Trata-se de um protocolo de rede seguro utilizado para administração e acesso remotos em servidores Linux (e outros tipos de sistemas operacionais) que permite a comunicação com nível elevado de segurança através do uso de criptografia entre os clientes e o servidor SSH.
Para instalá-lo no Debian e derivados, use o comando a seguir:
# apt-get install openssh-server
Após instalar o serviço, verifique se ele está em execução:
# service ssh status
Para iniciar o programa (se necessário) use o comando a seguir:
# /etc/init.d/ssh start
ou ainda
# service ssh start
Após a instalação do OpenSSH será necessário gerar as chaves de criptografia que serão utilizadas durante os processos de autenticação e transferência de dados. Para isso, digite o seguinte comando no terminal:
# ssh-keygen –t rsa
Pressione <enter> quando perguntado sobre os locais para armazenamento das chaves. Isso irá gerar as chaves de criptografia no padrão RSA. Verifique o local onde as chaves serão salvas. Serão gerados dois arquivos: id_rsa e id_rsa.pub, que correspondem respectivamente à chave privada e à chave pública de criptografia.
Testando o OpenSSH
Para entrar no servidor remotamente basta agora rodar um cliente ssh, como o PuTTY no Windows (www.putty.org).
O serviço do SSH roda por padrão na porta TCP 22. Lembre-se sempre de liberar essa porta no firewall do sistema, se ele estiver ativo, caso contrário a conexão remota será recusada.
Ainda com dúvidas? Assista a um vídeo sobre a instalação e configuração do servidor SSH no Linux a seguir:
Até a próxima!
Escreva um comentário