Como criar seu primeiro programa em Rust e instalação da linguagem

Como criar seu primeiro programa em Rust

Como vimos no primeiro artigo desta série, o Rust é uma linguagem de programação de sistema desenvolvida pela Mozilla Research com o objetivo de fornecer segurança, concorrência e desempenho. Trata-se de uma linguagem de tipagem estática que oferece alta performance e segurança, sem precisar sacrificar a expressividade ou a simplicidade do código.

Neste tutorial, mostro como instalar a linguagem Rust e como criar seu primeiro programa, uma aplicação Rust bem simples.

Instalação do Rust

Antes de começar a programar em Rust, precisamos instalá-lo no computador. O processo de instalação é bem simples, e a linguagem pode ser instalada tanto no sistema operacional Windows, quanto no Linux ou no macOS.

Como instalar o Rust no Windows

O procedimento para instalar o Rust no Windows é bem simples, e é similar à instalação de qualquer aplicativo comum no SO:

  1. Acesse o site oficial do Rust: https://www.rust-lang.org/tools/install
  2. Escolha e baixe o instalador adequado para a versão do seu sistema operacional.
  3. Execute o arquivo do instalador.
  4. Siga as instruções do setup para realizar a instalação.

Uma observação importante: Talvez seja necessário instalar as ferramentas de compilação do Microsoft C++ para Visual Studio 2013 ou posterior (vs_BuildTools), pois este é um pré-requisito para o uso da linguagem. Elas podem ser baixadas neste link.

Como instalar o Rust no Linux

A instalação do Rust no Linux pode ser feita inteiramente por comandos simples no terminal. Basta baixar o script de instalação (com curl o outra ferramenta de download) e rodá-lo, seguindo as instruções na tela (que são as mesmas que aparecem na instalação no Windows).

Vou usar o curl neste tutorial para baixar o instalador do Rust. Se o curl não estiver instalado em seu sistema, execute o comando a seguir para instalá-lo:

$ sudo apt install curl

Se usar uma distribuição baseada em outro gerenciador de pacotes, como rpm ou pacman, execute o comando similar para instalação.

O próximo passo é baixar o script de instalação e executá-lo:

$ sudo curl https://sh.rustup.rs -sSf | sh

No prompt que aparece, digite 1 e pressione Enter para prosseguir com a instalação:

Instalação do Rust no Linux

E aguarde enquanto o software é instalado no sistema. Se a instalação for bem-sucedida, aparecerá a mensagem “Rust is installed now. Great!“.

Faça logoff e login novamente para reiniciar o shell, pois é necessário recarregar a variável de ambiente PATH para incluir o diretório bin do Cargo, que é o gerenciador de pacotes do Rust.

Instalação do Rust no Linux - Gerenciador de pacotes Cargo

Opcionalmente, podemos executar o comando a seguir para adicionar o Rust à variável PATH manualmente (sem reiniciar o terminal):

$ source $HOME/.cargo/env

Poderemos ter problemas mais adiante ao tentar compilar um programa se não houver um linker (ligador) instalado no sistema. Será exibida  a mensagem “error: linker `cc` not found“, significando que precisamos instalar esse software.

Para evitar esse problema, instale o toolchain gcc com os comandos a seguir:

$ sudo apt update
$ sudo apt install build-essential

O compilador do Rust é o rustc. Podemos verificar a versão do compilador instalado executando o seguinte comando:

$ rustc --version
ou simplesmente
$ rustc -V

O gerenciador de pacotes do Rust é o Cargo. Podemos verificar se ele foi instalado corretamente, e sua versão, com o comando a seguir:

$ cargo -V

Desinstalação do Rust

E se precisarmos desinstalar o Rust do computador por algum motivo? Bem, o processo não poderia ser mais simples. Basta executar o comando a seguir:

$ rustup self uninstall

Neste ponto, se tudo correu da forma esperada, temos a linguagem Rust e outros pacotes necessários instalados no sistema, e estamos prontos para criar nossa primeira aplicação de teste.

Primeiro programa em Rust

Após a instalação, vamos criar nosso primeiro programa em Rust. Para tal, abra um editor de texto de sua preferência e crie um arquivo chamado primeiro.rs. É importante certificar-se de que a extensão do arquivo seja .rs – tome cuidado, pois alguns editores de texto usam sua própria extensão de nome de arquivo.

No Windows, recomendo o uso do Visual Studio Code para realizar testes e criar o script mostrado na sequência. Se usar o Linux, uma boa pedida é o IDE Geany – mas para esse teste simples os editores nano ou vi servirão perfeitamente.

Em seguida, adicione o seguinte código ao arquivo:

fn main() {
    println!("Olá, Pessoal!");
}

Este é o clássico programa “Hello, World!” básico em Rust, modificado para exibir a mensagem “Olá, Pessoal!”.

O código fn main() é a função principal do programa, que é executada quando o programa é iniciado. O comando println!(“Olá, Pessoal!”) é um comando (macro) para exibir a string “Olá, Pessoal!” na saída padrão (terminal).

Para executar o programa, abra o terminal ou prompt de comandos e navegue até a pasta onde foi salvo o arquivo primeiro.rs. Em seguida, digite o seguinte comando:

$ rustc primeiro.rs

Este comando compila o arquivo primeiro.rs e cria um arquivo executável com o mesmo nome na mesma pasta. Para executar o programa, basta digitar o seguinte comando (se estiver no Windows):

$ primeiro

No Linux execute:

$ ./primeiro

Deverá ser exibida a mensagem “Olá, Pessoal!” na saída do terminal:

Olá, Pessoal!

É isso aí! Linguagem Rust instalada e primeiro programa criado e testado com sucesso!

Na próxima lição iniciamos o estudo de programação em Rust aprendendo sobre variáveis e tipos de dados.

Referências

Sobre Fábio dos Reis (1195 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 30 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Ciência e Tecnologia em geral, adora Viagens e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*