O que é um SSID em uma rede sem fio
O que é um SSID
Um SSID (Service Set Identifier /Identificador do Conjunto de Serviço), é um nome de identificação associado a uma rede local sem fio, no padrão 802.11 de redes wireless (Wi-Fi). O SSID é utilizado pelos clientes para identificar e se conectar à uma rede sem fio, e diferencia uma rede wireless de outra na mesma localidade física.
O SSID de uma rede sem fio fica armazenado em um Access Point (ou no roteador banda larga sem fio), e é configurado pelo administrador da rede. A figura a seguir mostra uma tela de meu roteador de banda larga na tela de configuração de rede wi-fi, mostrando o SSID em uso, além de outras informações sobre a rede (que estudaremos nas próximas lições):
O nome da rede pode ser enviado em broadcast (“anunciado”) para ajudar as estações a encontrá-la e se conectarem, mas também é possível configurar o AP/roteador para não realizar esse broadcast, e inclusive ocultar o nome da rede, de modo a não ser visível publicamente. Essa configuração, no meu exemplo acima, é chamada de “Difusão de SSID“.
No geral, um SSID é uma string de texto e números com comprimento máximo de 32 caracteres, case-sensitive (diferencia maiúsculas de minúsculas). Podemos usar qualquer combinação de caracteres, independente de seu significado. É comum que os roteadores banda larga possuam um nome padrão para a rede sem fio, que pode (e deve) ser alterado durante sua configuração, por razões de segurança.
Conexão a uma rede Wi-Fi
Para se conectar a uma rede sem fio, os clientes – que incluem notebooks, PCs, smartphones, tablets e outros dispositivos – varrem as redes sem fio locais em busca de dispositivos que estejam anunciando seus SSIDs, e então mostram ao usuário uma lista de nomes disponíveis. Então, o usuário pode selecionar a rede à qual quer se conectar, escolhendo um dos SSIDs da lista. A conexão pode ou não usar opções de segurança, como uma senha, que deverá ser fornecida caso requisitada para que seja possível conectar-se à rede escolhida. Na maioria dos casos a opção de segurança é habilitada.
A figura a seguir mostra as redes Wi-Fi disponíveis em meu local de trabalho, exibidas em meu PC (rodando Windows 10):
Note que várias redes aparecem na listagem, e são identificadas pelos seus SSIDs. A minha rede (configurada em meu Access Point) é a de SSID “boson” (como era de ser esperar ;-)). Note que todas nessa lista trazem a palavra “seguro” abaixo do SSID, significando que essas redes requerem uma senha para conexão ao AP.
É possível salvar as redes sem fio em seu dispositivo cliente, de modo a realizar a conexão automática do dispositivo sempre que estiver na área de alcance da rede identificada.
Na próxima lição vamos abordar os processos de autenticação e associação de uma estação a um Access Point.
Até lá!
Recomendado: O que são Ondas Eletromagnéticas
Escreva um comentário