Google Tone permite compartilhar URLs via Som
Google Tone permite compartilhar URLs via Som
O Google está fazendo experiências com uma nova forma de enviar URLs de websites em computadores que estejam próximos entre si – usando apenas som.
Para isso, basta instalar uma extensão do Chrome chamada de Google Tone – e então, é só começar a compartilhar esses dados.
Esse serviço envia a URL da aba atual para qualquer máquina que esteja ao alcance do sinal sonoro que também esteja usando a extensão.
Uma vez instalada a extensão, o processo é simples: Abra o website que você deseja compartilhar, certifique-se de que o volume do alto-falante esteja em um nível razoável, e toque ou clique no botão Tone (um ícone no formato de um megafone) na barra do navegador.
Então, ouça uma sequência curta de bips enquanto o computador envia uma notificação clicável aos outros computadores próximos, a qual irá abrir o mesmo website que você abriu.
“O Tone é um experimento que nós gostamos e achamos útil, e achamos que vocês também irão gostar”, escreveram o pesquisador do Google Alex Kauffmann e o engenheiro de software Boris Smus em uma postagem no blog Google Research.
Criado em uma tarde “por diversão”, o serviço se tornou cada vez mais importante para os funcionários do Google que estavam compartilhando documentos em reuniões, trocando arquivos de forma colaborativa e comparitlhando links relevantes sem interromper a conversa.
“O Tone surgiu a partir da idéia de que enquanto os métodos de comunicação digital como email e chat tornaram infinitamente mais fácil, barato e rápido compartilhar coisas com as pessoas ao redor do mundo, eles na erdade tornaram mais complicado compartilhar coisas com as pessoas que estão logo ao seu lado”, escreveram Kauffmann e Smus. “O Tone almeja fazer com que o compartilhamento de itens digitais com as pessoas ao seu redor seja tão fácil quanto falar com elas.”
Agora disponível para o público, o experimento baseado em áudio opera de forma parecida com a voz humana. Os dados transmitidos não atravessam paredes com ondas de rádio fazem, nem requerem pareamento ou sistemas de endereçamento. O Tone é, contudo, sujeito a erros – assim como nós humanos.
De acordo com o Google, pequenos detalhes como a posição de um notebook, acústica do ambiente, volume do alto-falante e sensibilidade do microfone podem afetar a confiabilidade do Google Tone.
“Nem toda máquina irá receber sempre o sinal transmitido (em broadcast), assim como nem todo mundo irá sempre ouvir toda e cada palavra que alguém diz”, escreveram também Kauffmann e Smus.
Mas uma simples repetição pode consertar esse problema – apenas reenvie a URL ou aumente o volume de som do computador.
“Muitos grupos dentro do Google acharam que o contraponto entre facilidade e confiabilidade valem a pena”, disse a empresa. “É nossa esperança que pequenos grupos, estudantes em salas de aula e famílias com vários computadores em casa irão pensar assim também”.
Porém o Google não discutiu as questões de segurança que rodeiam o Tone, mas provavelmente é melhor que você use esse sistema para compartilhar documentos apenas em um ambiente privado, e não em locais públicos, como um café ou biblioteca”.
Fonte: PCMag
Escreva um comentário