18 – Lógica de Programação – Atribuição de Valores e leitura de dados em Vetores
Lógica de Programação – Atribuição de Valores e leitura de dados em Vetores
Nesta lição veremos como proceder para realizar a atribuição e a leitura de dados em um vetor já declarado.
Para inserir dados em um vetor, proceda da mesma forma que a atribuição de dados em variáveis, porém informando a posição de índice onde a informação será inserida.
No exemplo abaixo o valor 7,5 está sendo atribuído à posição 0 do vetor de nome notas:
notas[0] <- 7.5
Podemos preencher um vetor, inserindo dados em todas as suas posições, por meio do uso de um laço de repetição. Veremos essa técnica em uma próxima lição.
Como usar os dados armazenados em um vetor
Para usar um valor armazenado em uma posição de um vetor, basta acessar essa posição como acessamos uma variável qualquer, porém indicando o número de índice da posição entre colchetes.
No exemplo a seguir declaramos um vetor de 10 posições do tipo real, de nome notas, e pedimos para o usuário entrar com o valor de uma nota. Essa nota é armazenada na posição 0 do vetor, e posteriormente o conteúdo dessa posição é copiado para a variável minhanota. Finalmente, exibimos na tela os valores da posição 0 do vetor e também da variável (que serão iguais, portanto).
var minhanota : real notas : vetor [0..9] de real inicio escreval(“Digite uma nota:”) leia(notas[0]) minhanota <- notas[0] escreval (minhanota) escreval (notas[0]) fimalgoritmo
É isso aí! Na próxima lição vamos estudar um exemplo de aplicação de vetores usando um algoritmo em português estruturado. Mas antes, assista ao vídeo a seguir para aprender mais sobre atribuição de valores e leitura de dados em arrays unidimensionais:
Anterior: Arrays Unidimensionais – Vetores: Definição e Declaração
Próximo: Vetores – Exemplo no VisualG
Escreva um comentário