Guia básico da função print() em Python

A função print() em Python

A função print() é uma das funções mais importantes e usadas na linguagem Python. Sua função é, basicamente, exibir mensagens na tela ou enviá-las para outro dispositivo, como imprimir dentro de arquivos de texto.

No Python 3, print() é uma função interna, de modo que não é necessário importar nenhuma biblioteca para poder utilizá-la. Basta chamá-la e passar os argumentos necessários.

No Python 2, print era uma declaração, o que significa que não era possível realizar determinadas ações como atribuir o retorno de sua chamada a uma variável ou outra declaração, por exemplo.

Neste tutorial vou me focar exclusivamente na função print() do Python 3.

Sintaxe da função print()

print(objeto(s), argumentos_de_palavra-chave)

Onde:

  • objeto(s): Qualquer objeto, em qualquer quantidade. Os mais comuns são strings de texto e variáveis. Independente do tipo, sempre são convertidos em strings antes da impressão.
  • argumentos_de_palavra-chave: Argumentos opcionais. Permitem controlar como os objetos são separados, o que é impresso no final da linha, se a impressão ocorre em um arquivo, etc.
    Os argumentos de palavra-chave são:

    • sep=’separador – Especifica como os objetos serão separados, se houver mais do que um. O padrão é um espaço em branco.
    • end=’caractere – Especifica o caractere que é impresso no final da linha. O padrão é \n, uma quebra de linha.
    • file – Especifica um objeto com um método write, com um arquivo. O padrão é o dispositivo sys.stdout (saída padrão – a tela).
    • flush – Valor booleano que especifica se a saída é eliminada (True) ou gravada em buffer (False). O padrão é False.

Como usar a função print() no Python

A forma mais simples de usar a função print() é simplesmente chamá-la sem passar nenhum argumento, como segue:

print()

Desta forma, uma linha em branco será retornada (uma linha com o caractere newline – \n). Esta é uma forma de adicionar espaços verticais ou pular linhas ao exibir a saída de um script.

Exibir mensagens na tela

O uso mais comum da função print() é a exibição de mensagens na tela para orientar o usuário. Para tal, basta passar a mensagem desejada como argumento da função. Veja o exemplo:

print("Olá Bóson! Bem-vindo ao curso de Python.")
Olá Bóson! Bem-vindo ao curso de Python.

Note que o texto, por se tratar de uma string (cadeia) de caracteres, deve estar envolto em aspas, mas nem sempre será necessário usar aspas. por exemplo, a mensagem pode estar contida em uma variável e ser exibida com print():

texto = "Olá Bóson! Bem-vindo ao curso de Python."
print(texto)
Olá Bóson! Bem-vindo ao curso de Python.

Não colocamos aspas em volta da palavra texto, pois se trata do nome da variável que contém a string a ser exibida.

Argumentos posicionais

A função pode aceitar qualquer número de argumentos posicionais, o que é realmente muito útil para criar mensagens complexas e formatadas. Desta forma, podemos também imprimir mais de um objeto separando-os com vírgulas na função:

nome = 'Fábio dos Reis'
print("Bóson", "Treinamentos", "em Tecnologia -", nome)
Bóson Treinamentos em Tecnologia - Fábio dos Reis

Concatenação de Strings

Podemos concatenar strings dentro da função print(), de modo a formar mensagens mais complexas e completas a serem exibidas na saída, usando o operador de concatenação + (não confundir com o operador aritmético de adição!):

nome = input("Digite seu nome: ")
print("Olá " + nome + "!. Bem-vindo ao curso de Python!\n")
Digite seu nome: Fábio
Olá Fábio!. Bem-vindo ao curso de Python!

Neste exemplo concatenamos a palavra “Olá” com o nome digitado pelo usuário e capturado pela função input(), mais a frase “!. Bem-vindo ao curso de Python!\n”, que termina com um caractere de escape de nova linha (\n).

Um ponto importante a considerar é que a função print() converte implicitamente todos os argumentos para string, chamando a função str() (conversão de tipos para string), e assim consegue tratar a saída de dados como string de modo uniforme.

Desabilitar quebra de linha

Por padrão, a função print() exibe a mensagem desejada na tela e imprime um caractere de nova linha automaticamente, de modo que o cursor sempre vai para a linha seguinte (quebra de linha).

Porém, às vezes desejamos que o cursor permaneça na mesma linha da mensagem impressa, para continuarmos a mostrar dados sem mudar de linha. Podemos conseguir isso usando o argumento de palavra-chave end, atribuindo uma string vazia a ele:

print('Imprime a mensagem e muda de linha')
print('Imprime a mensagem e permanece na linha. ',end='')
print('Continuei na mesma linha!')
Imprime a mensagem e muda de linha
Imprime a mensagem e permanece na linha. Continuei na mesma linha!

É isso aí! No próximo tutorial vamos mostrar como usar o método format() com a função print(), um dos métodos mais úteis e empregados para formatar a saída apresentada na tela.

 

Sobre Fábio dos Reis (1394 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*