A Intel irá fabricar chips baseados em arquitetura ARM

Intel fabricará chips com arquitetura ARM

A Intel irá fabricar chips baseados em arquitetura ARM

A Intel, gigante dos chips microprocessadores, entrou em um acordo de licenciamento com a ARM para produzir chips baseados na arquitetura ARM nas fábricas da Intel. Esse acordo foi anunciado durante o Intel Developer Forum (IDF), e permitirá que a empresa ofereça suas dependências de fabricação de chips para terceiros.
Esse novo acordo de licenciamento inclui também negociações para produção de chips para a LG Electronics, Spreadrum e Netronome.

Will Abbey, gerente-geral no grupo de design físico da ARM, disse no IDF que “Pode fazer uma diferença real na indústria. Para mim, simplesmente faz sentido”. A Intel terá como tarefas produzir cores de 64 bits ARM e outros componentes de hardware que empresas como a Apple, Nvidia e Qualcomm usam como base para seus designs de chips.

Com esse acordo, a Intel poderá no futuro produzir chips diretamente para a Apple e Qualcomm, por exemplo, tomando espaço no mercado de dispositivos móveis no qual a Intel praticamente não possui penetração significativa. Isso é muito importante para a companhia, que sempre foi a líder em vendas de chips para PCs, porém que vê o mercado de computadores de mesa em declínio ano após ano, e precisa expandir suas operações para o mercado móvel e conseguir, assim, mais clientes.

Veremos no futuro smartphones da Apple com chips Intel? Possivelmente. As empresas já conversaram a respeito de uma possível parceria há alguns anos, e com essa nova jogada da Intel a probabilidade de isso se concretizar aumenta muito. Isso seria muito bom para ambas as partes, pois a própria Apple se beneficiaria – afinal, já teve de usar chips da Samsung em seus aparelhos, e a Samsung é hoje a principal concorrente da empresa!

Fonte: Intel Newsroom

Sobre Fábio dos Reis (1195 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 30 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Ciência e Tecnologia em geral, adora Viagens e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*