Google Tone permite compartilhar URLs via Som

Google Tone permite compartilhar URLs via Som

O Google está fazendo experiências com uma nova forma de enviar URLs de websites em computadores que estejam próximos entre si – usando apenas som.

Para isso, basta instalar uma extensão do Chrome chamada de Google Tone – e então, é só começar a compartilhar esses dados.

Esse serviço envia a URL da aba atual para qualquer máquina que esteja ao alcance do sinal sonoro que também esteja usando a extensão.

Uma vez instalada a extensão, o processo é simples: Abra o website que você deseja compartilhar, certifique-se de que o volume do alto-falante esteja em um nível razoável, e toque ou clique no botão Tone (um ícone no formato de um megafone) na barra do navegador.

Então, ouça uma sequência curta de bips enquanto o computador envia uma notificação clicável aos outros computadores próximos, a qual irá abrir o mesmo website que você abriu.

“O Tone é um experimento que nós gostamos e achamos útil, e achamos que vocês também irão gostar”, escreveram o pesquisador do Google Alex Kauffmann e o engenheiro de software Boris Smus em uma postagem no blog Google Research.

Criado em uma tarde “por diversão”, o serviço se tornou cada vez mais importante para os funcionários do Google que estavam compartilhando documentos em reuniões, trocando arquivos de forma colaborativa e comparitlhando links relevantes sem interromper a conversa.

“O Tone surgiu a partir da idéia de que enquanto os métodos de comunicação digital como email e chat tornaram infinitamente mais fácil, barato e rápido compartilhar coisas com as pessoas ao redor do mundo, eles na erdade tornaram mais complicado compartilhar coisas com as pessoas que estão logo ao seu lado”, escreveram Kauffmann e Smus. “O Tone almeja fazer com que o compartilhamento de itens digitais com as pessoas ao seu redor seja tão fácil quanto falar com elas.”

Agora disponível para o público, o experimento baseado em áudio opera de forma parecida com a voz humana. Os dados transmitidos não atravessam paredes com ondas de rádio fazem, nem requerem pareamento ou sistemas de endereçamento. O Tone é, contudo, sujeito a erros – assim como nós humanos.

Google Tone - Compartilhar URLs por meio de som

Google Tone – Compartilhar URLs por meio de som

De acordo com o Google, pequenos detalhes como a posição de um notebook, acústica do ambiente, volume do alto-falante e sensibilidade do microfone podem afetar a confiabilidade do Google Tone.

“Nem toda máquina irá receber sempre o sinal transmitido (em broadcast), assim como nem todo mundo irá sempre ouvir toda e cada palavra que alguém diz”, escreveram também Kauffmann e Smus.

Mas uma simples repetição pode consertar esse problema – apenas reenvie a URL ou aumente o volume de som do computador.

“Muitos grupos dentro do Google acharam que o contraponto entre facilidade e confiabilidade valem a pena”, disse a empresa. “É nossa esperança que pequenos grupos, estudantes em salas de aula e famílias com vários computadores em casa irão pensar assim também”.

Porém o Google não discutiu as questões de segurança que rodeiam o Tone, mas provavelmente é melhor que você use esse sistema para compartilhar documentos apenas em um ambiente privado, e não em locais públicos, como um café ou biblioteca”.

 

Fonte: PCMag

Sobre Fábio dos Reis (1111 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*