Livros do mês – Julho / 2017

Livros do mês – Julho / 17

Olá pessoal! 

Neste mês de Julho / 2017 li mais algumas obras, que vou apresentar neste artigo. Foram menos do que eu pretendia, mas ainda assim livros excelentes que valeram a pena cada minuto de leitura.

Costumo iniciar a leitura de novos livros todo início de mês (às vezes na segunda quinzena), e tento sempre terminá-los antes do fim do mês em questão, de modo a me manter organizado e motivado a iniciar novas leituras sempre.

Vamos a elas:

1 - Quantum Physics - Alastair Rae

Quantum Physics book

Uma ótima introdução à Física Quântica, este livro trata do assunto em uma linguagem bem clara e acessível. Meu interesse nesse tipo de obra é, além da simples curiosidade, a necessidade de entender a fundo a teoria de Semicondutores, totalmente baseada em conceitos de física quântica.

E essa obra tem dois capítulos que tratam especialmente desse assunto, mostrando como funcionam os metais (condutores) e os materiais isolantes, além da própria teoria de semicondutores, em nível quântico, simplificada.

O livro também inclui uma breve introdução aos Supercondutores, Criptografia e Computação Quânticas.

2 - Tio Tungstênio - Memórias de uma Infância Química - Oliver Sacks

Tio Tungstênio - Memórias de um infância química - Oliver Sacks

Este é, sem dúvidas, um dos melhores livros que li nos últimos meses, talvez anos. Na verdade, há muito tempo venho procurando ler essa obra, mas só agora consegui obter uma cópia do livro e confesso que me arrependo por não tê-lo feito antes!

O livro trata das memórias de infância e adolescência do famoso médico neurologista Oliver Sacks, autor de diversas outras obras excelentes, e nele podemos aprender sobre o fascínio que o autor tinha por metais, química em geral, fotografia, ficção científica e outros assuntos científicos, além de memórias da época da guerra (boa parte do livro se passa durante a segunda guerra mundial).

O título do livro, "Tio Tungstênio", remete a um dos tios de Sacks, que era proprietário de uma fábrica de lâmpadas de filamento (incandescentes) de tungstênio, metal pelo qual ele tinha grande admiração.

Recomendo fortemente a leitura desse livro. Principalmente porque me identifiquei inúmeras vezes com diversas passagens - eu tambem tinha um "laboratório químico" amador quando criança, e era fascinado por metais - na verdade, ainda sou, ao ponto de ser um colecionador de elementos químicos e minerais.

3 - Alice no País do Quantum - Robert Gilmore

Alice no País do Quantum - Mecânica Quântica

Esta obra, escrita pelo físico Robert Gilmore, torna acessíveis os conceitos complexos da Mecânica Quântica, utilizando como alegoria a história de Alice no País das Maravilhas.

Personagens como o Mecânico Quântico, Gato de Schrödinger, Mecânico Clássico e o Corretor de Estados são usados para explicar de forma simples e objetiva tópicos como o Princípio da Incerteza, Funções de Onda, Princípio de Exclusão de Pauli, Partículas Virtuais, Quarks e vários outros.

É um livro realmente muito agradável de se ler - na verdade, é possível lê-lo sem parar de capa a capa pois seu estilo prende a atenção e torna a compreensão da Mecânica Quântica até mesmo divertida.

 

É isso aí! Essas foram as obras que li neste mês e consegui finalizar. Gostaria de ter lido mais, mas por conta de alguns projetos laterais o tempo acabou ficando mais escasso. Mas mês que vem tem mais. Até!

Sobre Fábio dos Reis (1158 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Astronomia, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*