Apresentação e Instalação do Garuda Linux

Apresentação e Instalação do Garuda Linux

Lendo a revista Linux Format UK, edição de março / 2021, me deparei com alguns reviews de distribuições Linux bem interessantes, como o Slackel 7.4, RebornOS 2020 e o Rescuezilla 2.1. Porém, a distribuição que mais me chamou a atenção foi o Garuda Linux 210101, nova distro baseada em Arch Linux, que resolvi então instalar e testar – e escrever a respeito neste artigo.

O Garuda Linux é uma distribuição rolling baseada no Arch Linux que foi criada inicialmente como uma versão personalizada do Manjaro Linux, contendo diversas alterações no sistema, como por exemplo uma série de melhorias de performance.

Desenvolvida na Índia e mantida pelo Garuda OS Team, é bem adaptada para o usuário de desktop comum, procurando maximizar a performance do sistema, e vem com diversos desktops atrativos e funcionais. Possui instalador gráfico (Calamares) que simplifica muito o processo de instalação do sistema operacional.

No website oficial do Garuda Linux é possível baixar cerca de uma dúzia de imagens ISO de instalação, cada uma baseada em um desktop diferente. Todas personalizadas e retocadas para facilitar o uso por iniciantes.

A primeira edição disponível o site é a KDE Plasma Dr460nized, uma versão do KDE altamente retocada, com uma estética refinada e de grande beleza visual, sendo uma das mais populares. É a que instalaremos para testar o sistema, inclusive.

Algumas das outras edições disponíveis incluem os ambientes de desktop:

  • Garuda KDE Multimedia
  • Garuda Xfce
  • Garuda Linux GNOME
  • Garuda LXQT-Kwin
  • Garuda Cinnamon
  • Garuda Mate
  • Garuda Wayfire
  • Garuda Linux Recbox

entre outras.

O Garuda Linux usa o sistema de arquivos Btrfs com compressão de dados a nível de sistema de arquivos Zstandard, para economizar espaço em disco. Por ser derivado do Arch Linux, emprega o tradicional gerenciador de pacotes Pacman.

Garuda Linux com Desktop LXQT-Kwin

Distribuição Garuda Linux com Desktop LXQT-Kwin

Atualizações

Trata-se de uma distribuição Linux Rolling Release (“lançamento contínuo”), o que significa que as atualizações do sistema são aplicadas de forma contínua, em vez de em lotes ou em versões lançadas em períodos de tempo determinados. Assim, o sistema está sempre atualizado com as versões mais recentes dos pacotes.

As atualizações são disponibilizadas aos usuários assim que são lançadas no Arch.

Algumas das melhorias de performance que o Garuda Linux traz são o uso do módulo zram para aprimorar o uso da memória RAM do sistema, o daemon nohang para melhorar o gerenciamento da memória, e o daemon Ananicy para melhoria no gerenciamento de processos, entre muitas outras.

Ferramentas de interesse

  • Garuda Gamer – ferramenta que pode ser usada para instalar diversos lançadores de jogos, como o Steam, PlayOnLinux, Lutris, EmulationStations, e outros, além de emuladores como Dosbox, Stella, ZSNES, RetroArch e MAME.
  • Garuda Assistant – Auxilia na instalação de diversos utilitários, serviços e ferramentas de sistema importantes, além de permitir a realização de tarefas de manutenção via interface gráfica.
  • Timeshift – Utilitário de backup do sistema e de arquivos e snapshots.
  • Garuda Boot Options – Ferramenta gráfica específica para o gerenciamento das configurações de boot do sistema (GRUB).
  • Garuda Settings Manager – Permite o gerenciamento de vários aspectos do sistema, como os drivers e kernels, além de configurações de hardware, pacotes de idiomas, contas de usuários, ajustes de localização, data e hora e teclado, entre outras.
  • Pamac – Ferramenta GUI para o gerenciamento de pacotes (frontend para o pacman), que permite a instalação, atualização e remoção de pacotes de forma rápida e simplificada.

A distribuição possui uma boa infraestrutura de suporte, e uma extensa documentação para auxiliar usuários novatos a instalar e usar o sistema.

Especificações para instalação do Garuda Linux

Os seguintes requisitos são os necessários para a instalação do sistema em um computador. Note que não é aconselhável a instalação em máquina virtual, pois o Garuda consome uma quantidade razoável de recursos, como RAM e CPU.

  • CPU: 64 bits (não há versão de 32 bits)
  • Memória RAM: 4GB (recomendado: 8GB)
  • HD: 30GB (recomendado: 40GB)
  • Placa de vídeo com OpenGL 3.3 ou superior
  • Não recomendada para máquinas virtuais
  • Builds: Separadas para cada desktop diferente disponível.

Download e Instalação do Garuda Linux

Para baixar a imagem de instalação da distro Garuda, acesse a página de downloads oficial, clicando aqui. Após escolher uma versão, siga os passos mostrados no vídeo a seguir para realizar a instalação do sistema e algumas tarefas pós-instalação, como a atualização do sistema, instalação de pacotes adicionais e configurações diversas:

Veredito

O Garuda é uma excelente opção de distribuição Linux para usuários finais e iniciantes que desejam utilizar Linux no seu dia-a-dia, trazendo inúmeras opções de ferramentas de configuração simplificadas, e uma grande variedade de pacotes de software facilmente instaláveis.

Recomendo a distribuição!

É isso aí!

Sobre Fábio dos Reis (1382 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*