SpaceSniffer – Ferramenta para Analisar o uso de espaço em disco

SpaceSniffer - Ferramenta para Analisar o uso de espaço em disco

O SpaceSniffer é uma aplicação freeware e portable que permite verificar como os arquivos e pastas estão estruturados em um disco interno ou externo no computador. Ele utiliza um tipo de visualização denominado Treemap (Mapa de Árvore) para mostrar de forma visual a relação entre os arquivos e pastas no sistema, seus tamanhos e posicionamento. É possível aplicar filtros para verificar apenas arquivos de determinados tipos, como por exemplo vídeos no formato .avi ou músicas em .mp3, e também visualizar espaço livre e não alocado nos discos. O site oficial do aplicativo é o www.uderzo.it/main_products/space_sniffer/, e ele pode ser baixado no espelho oficial do FossHub, no endereço www.fosshub.com/SpaceSniffer.html: Download do SpaceSniffer Clique no link "Download SpaceSniffer Portable", para baixar a versão 1.3.0.2, que é a mais recente. Será baixado um arquivo com a extensão .zip, que deve ser descompactado em uma pasta qualquer do sistema.

Usando o programa

Dentro da pasta descompactada você encontrará o arquivo executável do programa, "SpaceSniffer", que é um aplicativo portable, ou seja, pode ser executado sem a necessidade de instalação na máquina. Clique com o botão direito do mouse sobre esse arquivo e clique na opção "Executar como administrador" para abrir o programa. Se você não possuir privilégios de administrador no computador onde o programa será executado, simplesmente dê um clique duplo sobre ele para executá-lo com privilégios de usuário comum; neste caso, algumas pastas do sistema estarão inacessíveis ao programa - o que não deve impactar muito no resultado final da análise, de qualquer forma. Será aberta a tela seguinte, onde você deverá escolher a partição de disco ou diretório a ser analisado. Vou escolher minha partição principal, C:. Clique no botão Start para iniciar a análise do disco (ou pasta): Executando o SpaceSniffer no computador Aguarde enquanto a análise é realizada. Esse processo pode levar até alguns minutos, dependendo do tamanho e ocupação do disco. Após o término da análise, você terá uma tela similar à tela seguinte: Resultado da análise do SpaceSniffer Essa tela exibe as pastas e arquivos do sistema, com os retângulos de tamanho proporcional aos tamanhos dos arquivos contidos nas pastas. Em marrom estão listadas pastas, e em azul, arquivos individuais. Quanto maior o tamanho do retângulo, mais espaço a pasta ou arquivo ocupa em disco. Desta forma, é muito fácil visualizar o impacto que esses diretórios e arquivos exercem sobre o espaço total no HD do computador (ou pendrive / HD externo). Clicar em um dos retângulos equivale a entrar na pasta, e seu conteúdo também será listado usando o mesmo esquema. Assim, pode-se descobrir quais arquivos ocupam mais espaço dentro de cada pasta listada. Um clique duplo sobre qualquer das pastas aplica um zoom sobre ela, mostrando em tela cheia seu conteúdo. Por exemplo, cliquei duas vezes na pasta "Downloads" e obtive esse resultado: Zoom em uma pasta com SpaceSniffer Podemos notar que o arquivo que ocupa mais espaço dentro dessa pasta é o executável de instalação do WampServer. Na barra de ferramentas existem algumas outras funções disponíveis: Barra de Ferramentas do SpaceSniffer E logo abaixo da barra de ferramentas temos uma caixa de filtragem, que podemos usar para que o programa exiba somente arquivos de um determinado tipo. Por exemplo, vou aplicar um filtro para arquivos de música mp3 (*.mp3): SpaceSniffer filtrando arquivos de música mp3 É isso aí! Apresentamos neste tutorial uma excelente ferramenta para análise de uso de espaço em disco. Até a próxima!
Sobre Fábio dos Reis (1114 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Astronomia, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*