Instalação do GhostBSD 10.1 Ève

Instalação do GhostBSD 10.1 Ève

Neste artigo vamos mostrar como proceder para realizar a instalação do sistema operacional GhostBSD 10.1.

O GhostBSD é um sistema BSD amigável, contruído a partir do FreeBSD. Trata-se de um sistema sólido, poderoso, estável e bastante seguro, usado em servidores e também sendo uma boa escolha para uso em desktops.
O objetivo do GhostBSD é fornecer uma estação de trabalho familiar aos usuários, com todas as características e benefícios do FreeBSD, com o foco em ser amigável ao usuário. O sistema está disponível em versões de 32 e 64 bits, sendo recomendado tanto para iniciantes no mundo BSD quando para usuários mais experientes.

Algumas características do sistema são listadas abaixo:

  • Coleção de ports do FreeBSD
  • Sistema de pacotes pkgng
  • Drivers de vídeo KMS e drm2
  • Firewall integrado
  • Jails e emulação de Linux
  • Virtualização de Rede e bhyve
  • Ambientes de Desktop pré-instalados
  • Codecs multimídia pré-instalados
  • Detecção automática do hardware do computador
  • Processo de instalação simples e rápido.

O GhostBSD é licenciado sob os termos da Revised BSD License, e contém software licenciado sob os termos da Licença GPL. Todo o conteúdo presente no site oficial (ghostbsd.org) é licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).

O site oficial do sistema é o http://www.ghostbsd.org/, e você pode baixá-lo na página http://www.ghostbsd.org/download. Há versões de 32 e 64 bits, com a possibilidade de escolher entre os desktops MATE e XFCE, e você também pode baixar o sistema via torrent. Neste artigo instalarei a versão de 64 bits com desktop MATE, mas as instruções são as mesmas para qualquer uma das outras opções.

Após baixar a imagem iso, vamos proceder à instalação:

1 – Insira a mídia preparada com a iso no drive de CD/DVD e reinicie o computador (ou crie uma VM e a inicie). Você verá a tela a seguir:

Instalação do GhostBSD

Selecione a opção “Graphical Install” e pressione enter no teclado para iniciar o instalador gráfico do sistema.

2 – Aguarde enquanto o sistema Live é inicializado:

02-GhostBSD

3 – Após a inicialização do sistema Live, dê um duplo-clique no ícone “GhostBSD Installer” na área de trabalho para iniciar o instalador do sistema:

03-GhostBSD

4 – Ao iniciar o instalador, selecione o idioma a ser usado durante o processo na listagem do lado esquerdo da tela. Eu escolhi pt_BR Língua portuguesa. Clique no botão Forward para prosseguir.

04-GhostBSD

5 – Na tela seguinte configure o layout de seu teclado. A opção Brazil – br é provavelmente a que você escolherá. Clique no botão Forward para prosseguir.

05-GhostBSD

6 – A tela seguinte permite configurar o fuso horário do sistema. Vou selecionar as opções America e Sao_Paulo. Escolha sua localização nas listas. Clique no botão Forward para prosseguir.

06-GhostBSD

7 – Na tela seguinte vamos escolher o tipo de instalação. Como vamos realizar apenas uma instalação simples, escolheremos a primeira opção, “Use Entire Disk“. Caso queira criar um esquema de particionamento diferente, escolha a opção “Partition Editor“. Clique no botão Forward para prosseguir.

07-GhostBSD

8 – Selecione o disco onde o sistema será instalado (provavelmente será o disco ada0). Clique no botão Forward para prosseguir.

08-GhostBSD

9 – Na tela seguinte entre com uma senha para o usuário administrador do sistema (root) na caixa “Password“, e repita a senha na caixa “Verify Password“. Marque também a opção “Grub Boot Manager” para instalar o gerenciador de inicialização Grub no disco – esse é um passo essencial!. Clique no botão Forward para prosseguir.

09-GhostBSD

10 – Vamos criar um usuário comum para o sistema. Entre com seus dados nas caixas correspondentes, de acordo com a listagem a seguir:

  • Real name: Seu nome real, completo.
  • Hostname: Nome do computador
  • User name: Nome de usuário para logon (recomendo sem acentos, caracteres especiais ou espaços)
  • Password: Sua senha
  • Verify Password: Repita sua senha para verificação
  • Shell: O shell de linha de comandos a ser usado. O padrão é o shell fish, mas se você clicar no botão ao lado da caixa verá as seguintes opções disponíveis para sua escolha:
    • sh
    • csh
    • tcsh
    • fish
    • bash
    • rbash
    • ksh
    • zsh

Após preencher todos os campos, clique no botão Install para iniciar a instalação do sistema efetivamente.

10-GhostBSD

11 – Aguarde enquanto o sistema é instalado. A instalação pode levar vários minutos.

11-GhostBSD

12 – Após o término da instalação, reinicia o sistema para testar sua nova instalação. Mas não se esqueça primeiramente de retirar o DVD do drive:

12-GhostBSD

13 – Após reiniciar o computador e inicializar o sistema, entre com seu nome de usuário e clique em Next:

13-GhostBSD

14 – E então entre com sua senha e clique em Sign In para efetuar seu primeiro logon:

14-GhostBSD-senha-logon

15 – Aí está! Seu novo sistema GhostBSD 10.1 foi instalado e inicializado com sucesso! Agora é explorar o sistema e aprender a utilizá-lo para extrair o máximo que ele tem a oferecer.

15-GhostBSD-desktop

16 – Podemos visualizar os aplicativos já disponíveis no sistema clicando no meu Applications. Veja, por exemplo, o que há em termos de acessórios:

16-GhostBSD-applications

17 – E as ferramentas do sistema, como o terminal do MATE, gerenciamento de impressão, visualizador de logs de arquivos, o xterm, o Midnight Commander, entre outros.

17-GhostBSD-ferramentas-sistema

18 – Abaixo, o terminal aberto e o comando uname -r executado, mostrando a versão do sistema instalado:

18-GhostBSD-terminal-MATE

19 – Clicando no meu System temos acesso às ferramentas de gerenciamento do sistema. Por exemplo, podemos abrir o Control Center (central de controle) para ajustar diversos parâmetros disponíveis:

19-GhostBSD-control-center

20 – Eis o Control Center. Podemos ajustar, entre outras configurações, a aparência do sistema, gerenciar arquivos, rede, impressoras e scanners, usuários, e muito mais.

20-GhostBSD-central-controle

É isso aí! Neste artigo aprendemos a instalar o sistema operacional GhostBSD 10. 1 Ève. Nos próximos artigos vamos tratar de outros sistemas BSD, incluindo DragonFlyBSD, NetNSD, OpenBSD, e vários outros.

Até mais!

 

Sobre Fábio dos Reis (1325 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

1 Comentário em Instalação do GhostBSD 10.1 Ève

  1. Sidney de Oliveira Junior // 04/08/2016 em 17:25 // Responder

    Muito bom o tutorial.Baixei o ghostbsd, mas não consigo fazer a conexão de internet. utilizo modem3g.
    Existe algum tutorial ou dicas para instalar o modem3g em sistema bsd.
    Agradeço.

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*