TRUNCATE TABLE – Excluindo todos os dados de uma Tabela – Curso de SQL Server
TRUNCATE TABLE – SQL SERVER
- O comando TRUNCATE TABLE remove todas as linhas de uma tabela sem registrar as exclusões de linhas individuais – ou seja, remove o conteúdo de uma tabela em uma única instrução.
- O TRUNCATE TABLE funciona como a instrução DELETE, porém sem usar a cláusula WHERE.
- Entretanto, essa instrução é mais rápida e utiliza menos recursos de sistema e log de transações.
Cuidado!: Executar a instrução TRUNCATE em uma tabela pode propagar exclusões e apagar os registros de mais de uma tabela inteira!
Sintaxe:
TRUNCATE TABLE nome_tabela;
Exemplo:
TRUNCATE TABLE tbl_teste_identidade;
Diferença entre TRUNCATE TABLE e DELETE FROM
DELETE FROM: Permite apagar registros específicos usando uma cláusula WHERE. Cada linha apagada é registrada no log de transações, o que pode afetar a performance em tabelas grandes.
TRUNCATE TABLE: Remove todos os registros de uma tabela de maneira rápida, mas não permite a filtragem de registros específicos. Além disso, TRUNCATE não registra a exclusão de cada linha individualmente no log de transações.
Você pode assistir a um vídeo do canal Bóson Treinamentos sobre o assunto:
Sobre Fábio dos Reis
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Linux e Open Source em geral, Astrônomo Hobbysta e estudante de idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo.
Escreva um comentário