Type Annotations em Python (Type Hints)
Type Annotations em Python (Type Hints)
As anotações de tipos (ou dicas de tipo), foram implementadas no Python a partir de sua versão 3.0 e são usadas para indicar os tipos de dados das variáveis e dos valores de entrada e saída de funções e métodos em um programa escrito em Python ou em outras linguagens de programação.
Lembrando que em muitas linguagens de programação a declaração de tipos é obrigatória (como em linguagem C, que usa tipos estáticos), e se o tipo correto não for declarado, o programa apresentará erros, podendo até mesmo não compilar.
Não é o caso com o Python, que é uma linguagem dinamicamente tipada.
Desta forma:
- Tipo estático — Uma verificação de tipo é realizada em tempo de compilação ou interpretação e requer declarações de tipo de dados. O código é mais explícito.
- Tipo dinâmico — Verificações de tipos são realizadas em tempo de execução, e assim não requer declarações de tipo de dados.
Para que servem as type annotations em Python?
A ideia de usar as type hints (ou ainda assinaturas de tipo) é tornar o código mais legível e organizado para nós mesmos e para outros membros do time de programadores em um projeto.
Porém, essas expressões não possuem significado algum em termos programáticos, e são ignoradas pelo interpretador da linguagem, assim como ocorre com os comentários acrescidos ao código.
Sintaxe
Existem duas sintaxes para o uso de type annotation em Pyhon, uma para variáveis e outra para funções.
a. Para variáveis:
nome_variável : tipo_dado
Exemplo:
nome : str = "Fábio" salario : float = 3000.00
b. Para funções:
def nome_função(arg1 : tipo_dado, arg2 : tipo_dado, ...) -> tipo_retorno: corpo da função
Exemplo:
def quadrado(base : int, exp : int) -> int: return base ** exp
Conclusão
As anotações de tipo são dicas que tornam o código mais fácil de ler e entender, mas é preciso ter em mente que elas NÃO forçam os tipos nas variáveis e funções onde são usadas – são, na verdade, uma maneira adicional de documentar o código e assim auxiliar em sua depuração, caso ocorram erros ao executá-lo, pois é mais fácil detectar erros de tipo se o tipo estiver discriminado ao lado do elemento tipado – as variáveis e funções do script.
Escreva um comentário