Como listar Bancos de Dados e Tabelas no PostgreSQL
Listar bancos de dados e tabelas no PostgreSQL
Uma das operações mais comuns que realizamos ao trabalhar com bancos de dados no PostgreSQL é justamente realizar a verificação dos bancos de dados e respectivas tabelas existentes no sistema. Para tal podemos usar alguns comandos simples do psql, os quais nos irão retornar dados importantes como:
- Nomes dos bancos de dados
- Proprietários dos objetos
- Tipo de codificação do banco
- Colação (Collate)
- Privilégios de acesso
- Banco de dados conectado atualmente
- Esquemas
- Nomes das tabelas e seus proprietários
Entre outras.
Para que possamos visualizar os bancos de dados no postgres (e também suas tabelas), o primeiro passo será nos logarmos no utilitário psql via prompt de comandos (Windows) ou terminal (Linux / macOS) com um usuário válido, e então executamos os comandos que serão mostrados a seguir.
Listar os bancos existentes no postgres
Para listar os bancos de dados existentes no postgres usamoso comando \l:
\l
Note que meu sistema possui diversos bancos de dados, cujos nomes são exibidos na primeira coluna à esquerda dos resultados. As demais colunas trazem informações adicionais sobre cada banco.
Podemos determinar o banco conectado atualmente com o comando a seguir:
SELECT current_database();
Meu banco conectado atualmente (selecionado) é o banco de nome fabio. Podemos conectar a um outro banco de dados usando a sintaxe a seguir:
\c nome_do_banco //conecta com usuário atual //ou \c nome_do_banco nome_outro_usuário //conecta com outro usuário ao banco
Por exemplo, para conectar ao banco de nome “kiki”:
\c kiki
Também podemos ver informações a respeito da conexão atual, como o nome do banco de dados em uso e o usuário conectado, além da porta de conexão empregada, com o comando conninfo:
\conninfo
Listar tabelas de banco de dados no PostgreSQL
Para listar as tabelas existentes no banco conectado, usamos os comandos do psql \d ou \dt:
\dt // ou \d
Como o banco conectado atualmente ainda não possui nenhuma tabela criada, vamos criar uma tabela no postgres e depois executaremos novamente o comando \d para verificar se a tabela foi criada com sucesso.
Para criar uma tabela de exemplo, contendo dois campos (id e valor), vamos empregar a seguinte declaração SQL:
CREATE TABLE teste ( id int PRIMARY KEY, valor int);
Digite a declaração como está no prompt do psql, não esquecendo de colocar o ponto-e-vírgula no final – esse caractere é que diz ao psql que a declaração finalizou e deve ser executada ao pressionar enter.
Deve aparecer a mensagem “CREATE TABLE” se nenhum erro ocorrer.
Vamos listar agora a tabela criada no banco atual:
\dt
Note que este comando nos informa o nome do esquema, tipo do objeto (tabela), os nomes das tabelas e seus respectivos donos (proprietários). No caso, é informado o nome da tabela que criamos anteriormente – teste – e seu respectivo proprietário, que é o usuário fabio.
Veja também: Como criar um banco de dados no PostgreSQL com comando createdb
Escreva um comentário