Curso de PHP – Introdução às Funções em PHP
Funções em PHP
Uma Função é uma estrutura em programação que permite “encapsular” uma tarefa específica, combinando várias instruções em uma único bloco de código. A maioria das linguagens de programação possui muitas funções incorporadas (internas), permitindo que inúmeras tarefas sejam realizadas com facilidade pelo programador. Além disso, é possível criar suas próprias funções para realizar tarefas não cobertas pelas funções internas da linguagem.
Nesta lição, vamos mostrar como criar suas próprias funções em PHP.
Criando uma função em PHP
Para criar uma função em PHP usamos a palavra-chave function
Sintaxe:
function nome_função (argumentos) { bloco de códigos da função }
Uma função pode se localizar em qualquer parte do script, inclusive após a sua chamada – não é necessário especificá-la antes de chamá-la.
Exemplo de função simples – exibir mensagem na página
function mensagem() { echo "Bem-vindo à Bóson Treinamentos em Tecnologia!"; } // invocando a função: mensagem();
Usando Argumentos em funções simples – cálculo do cubo de um número:
function cubo($n) { echo "Cálculo do cubo de um número<br>"; echo "O cubo de " . $n . " é " . $n * $n * $n; } // invocando a função: $num = 2; cubo($num);
Os argumentos são passados por valor, por padrão. Se quisermos passar argumentos por referência, basta anteceder o nome do argumento com & dentro dos parênteses.
Outro exemplo de argumentos em funções: contagem de números
function contar($x) { for ($i=1; $i <=$x; $i++) { echo $i . "<br>"; } } $numero = 10; contar($numero);
Usar mais de um argumento em uma função
Podemos usar quantos argumentos forem necessários em uma função, bastando para isso separar os argumentos por vírgulas na declaração da função.
Por exemplo, vamos criar um script que mostre na tela a sequência numérica dentro de um intervalo especificado, em vez de contar de 1 até um valor qualquer.
Para isso empregaremos dois argumentos: um para o valor inicial da contagem (chamaremos de $x) e outro para o valor final ($y).
<?php // Mostrar números em um intervalo function contar($x, $y) { for ($i=$x; $i<=$y; $i++) { echo $i . "<br>"; } } $numInicial = 20; $numFinal = 30; // Chamar a função: contar($numInicial,$numFinal); ?>
Valor padrão em argumentos (parâmetros opcionais)
function potencia($n, $exp = 2) { echo $n . " elevado a " . $exp . " é " . pow($n, $exp); } // invocando a função: echo "Por padrão, a função eleva um número ao quadrado. Por exemplo, 5 ao quadrado é:<br>"; potencia(5); echo "<br>"; echo "Agora, vamos calcular 5 elevado à quarta potência:<br>"; potencia(5,4);
Se houverem, na mesma função, argumentos com valor padrão e argumentos sem valor padrão, os que possuem valor padrão (“opcionais”) devem ser os últimos na declaração da função (dentro dos parênteses).
Além disso, não é possível usar variáveis, classes ou funções como valor padrão de um argumento.
Como retornar valores de uma função no PHP: instrução return
function fatorial($num) { if (($num == 0) || ($num == 1)) { return 1; } else return $num * fatorial($num - 1); } // invocando a função: echo "Calculando o fatorial do número 5:<br>"; $res = fatorial(5); echo "O fatorial de 5 é $res <br>";
Na próxima lição vamos abordar mais alguns conceitos relacionados às funções, como as funções lambda e variáveis funções.
Escreva um comentário