Servidores da NSA possivelmente rodam Red Hat Linux

Linux na NSA

De acordo com uma matéria veiculada no site britânico The Register, o sistema XKeyscore, que é utilizado pela NSA (Agência Nacional de Segurança Americana) para coletar e analisar dados da Internet global, roda em servidores com Red Hat Linux.

Glenn Greenwald, secretário de Edward Snowden, escreveu na semana passada que o XKeyscore é “um pacote de software Linux que é tipicamente implantado em servidores Red Hat. Ele utiliza o servidor web Apache e armazena dados coletados em bancos de dados MySQL. Sistemas de arquivos em um cluster são manipulados pelo sistema de arquivos distribuídos e pelo serviço autofs, e tarefas agendadas são manipuladas pelo serviço de agendamento cron”

Glenn Greenwald e Edward Snowden

Glenn Greenwald e Edward Snowden

No caso do MySQL, Greenwald não disse se a versão utilizada pela NSA é a versão livre ou a licenciada (paga) da Oracle. Porém a NSA é conhecida por usar software livre e inclusive “contribuir” em alguns projetos do gênero, como por exemplo no conhecido Projeto Xen de software para virtualização. Uma grande ironia, pois o propósito dos softwares livres é justamente promover liberdade e transparência, valores totalmente diferentes do que prega a NSA.

Fonte: The Register

Sobre Fábio dos Reis (1207 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 30 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Ciência e Tecnologia em geral, adora Viagens e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.

2 Comentários em Servidores da NSA possivelmente rodam Red Hat Linux

  1. Cloduveo de Azevedo Batista Junior // 20/10/2015 em 10:51 // Responder

    Olá! gostaria de saber se o site dar certificado? O conteúdo é muito bom. Se não fica a dica.

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*