Coquetéis: Como preparar um Negroni

Coquetéis: Como preparar um Negroni

Um dos drinks mais populares da história, compondo uma tríade de clássicos juntamente com o Martini e o Manhattan, e dando origem a inúmeras variações, o Negroni é um coquetel baseado em Gin, servido e apreciado praticamente em todos os lugares do mundo.

Drink muito fácil de se fazer, consiste basicamente em partes iguais de Gin London Dry, Bitter Campari e Vermute Doce, misturados em um copo com gelo.

E é delicioso e refrescante, com o amargor do Campari levemente atenuado pelo doce do vermute e complementado pelas notas herbais do Gin. Realmente, um clássico, e um dos meus drinks preferidos!

Cocktail Negroni: Campari, Gim e Vermute

Cocktail Negroni

Histórico do drink

De acordo com uma história (e há várias diferentes), o Negroni teria sido inventado na cidade de Florença, na Itália, pelo Conde Camillo Negroni, no começo do século XX. Conta-se que ao pedir um drink no Bar Casoni, ele solicitou ao bartender que preparasse seu coquetel preferido, o Americano, porém mais forte que o normal, trocando a água gaseificada por gin.

O bartender atendeu ao pedido do conde, e também trocou a casca de limão por laranja no drink, dando origem assim ao Negroni. Ou ao menos é o que se conta.

Vamos à receita.

Ingredientes

  • 30 ml Gin London Dry
  • 30 ml de Campari
  • 30 ml de Vermute Doce

Modo de Preparação

Misturar todos os ingredientes com gelo (de preferência uma pedra grande) em um copo old-fashioned (copo de whisky). Servir o drink no próprio copo. Guarnição: Decore com casca ou uma fatia de laranja (meu preferido).

Conteúdo alcoólico

  • 28% ABV = 56° proof
  • Cerca de 25,2 g de álcool puro por drink.

Dicas

Existem inúmeras variações deste coquetel, como por exemplo o Cardinale (que leva vermute seco no lugar do vermute doce), o Cin-Cyn (usa o aperitivo de alcachofra Cynar em lugar do Campari), Negroni Sbagliato (vinho espumante ou champagne Brut substituindo o Gin) e o  excelente Boulevardier (com Bourbon no lugar do Gin), entre muitas outras.

Tomando um Negroni para relaxar após uma semana de muito trabalho. Saúde a todos!

Tomando um Negroni para relaxar após uma semana de muito trabalho. Saúde a todos!

É isso aí. Beba com moderação, e saúde!

Sobre Fábio dos Reis (1197 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 30 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Ciência e Tecnologia em geral, adora Viagens e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*