Adicionando e excluindo usuários no Mac OS X a partir do Terminal
Vamos aprender a criar um usuário e seus atributos usando o Terminal no Mac OS X.
Primeiramente, precisamos descobrir os uids dos usuários do sistema. Os UIDs dos usuários comuns começam a ser contados a partir de 501. Precisamos descobrir o uid mais alto existente para que possamos definir o uid do usuário que será criado na sequência.
O uid mais alto presente em nosso sistema é o 502; portanto, podemos criar um novo usuário com o uid 503.
O comando dscacheutil é utilizado para obtermos informações, estatísticas e realizar consultas no cache do serviço de diretório do sistema.
Exemplos de uso: Consultar dados sobre um usuário: dscacheutil -q user -a name fabiodosreis Consultar todosos usuários do sistema: dscacheutil -q user
Precisamos também descobrir o gid (group identification) mais alto usado atualmente, para que possamos determinar o gid a ser utilizado pelo grupo do novo usuário. Para isso, emita o seguinte comando no terminal:
O gid mais alto em meu sistema é 235; podemos usar gids a partir de 236 então. Vou escolher um número mais alto, como por exemplo 1000.
Alternativamente, você pode visualizar os uids dos usuários em Preferências do Sistema -> Usuários e Grupos -> clique no cadeado para desbloquear a edição. Clique então sobre os nomes dos usuários com o botão direito do mouse, e clique em Opções Avançadas:
A janela seguinte se abrirá. Nela, podemos ver o UID do usuário, assim como muitas outras informações, com o grupo, shell e diretório pessoal:
Vamos criar um novo usuário de nome marcos agora. Usaremos para isso o comando dscl. O comando dscl nos permite manipular os serviços de diretório a partir do Terminal, por exemplo criando, alterando e excluindo contas de usuários e grupos no computador.
Primeiramente, criaremos uma nova entrada para o usuário no diretório /Users:
sudo dscl . create /Users/marcos
Então, criaremos e ajustaremos o shell do usuário, que será o bash: sudo dscl . create /Users/marcos UserShell /bin/bash
Logo após vamos adicionar o nome real do usuário, que será Marcos Silva:
E, finalmente, vamos configurar uma senha para o usuário. No comando abaixo, substitua a palavra “senha” pela senha real que o usuário utilizará (a senha aparece no terminal):
sudo dscl . passwd /Users/marcos senha
Para alterar a senha do usuário posteriormente (a senha não aparece no terminal):
sudo passwd marcos
Caso queira atribuir privilégios administrativos ao usuario, execute o comando a seguir (não executarei em meu sistema):
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 30 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Ciência e Tecnologia em geral, adora Viagens e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Escreva um comentário