Mac OS X – Adicionando usuários a partir da Interface Gráfica usando as Preferências do Sistema

Mac OS X – Adicionando usuários a partir da Interface Gráfica usando as Preferências do Sistema

Neste artigo veremos como adicionar novos usuários a um computador que rode Mac OS X, usando as Preferências do Sistema (interface gráfica). Estou usando o Mac OS X 10.8.2 Mountain Lion. O processo é bem simples e rápido. Vamos lá.

Para começar, vamos clicar no menu da Maçã e escolher a opção Preferências do Sistema…

Após abrir a janela das Preferências do Sistema, clique no ícone Usuários e Grupos, no canto inferior esquerdo (no grupo Sistema):

Será aberta a tela de gerenciamento de usuários e grupos:

Clique no cadeado no canto inferior esquerdo para desbloquear a tela e poder efetuar alterações (é necessário ser Admin do sistema para poder realizar essa tarefa). Será pedida sua senha. Digite-a no campo apropriado e clique então em Desbloquear:

Para adicionarmos um novo usuário, clique no sinal de mais (+) no canto inferior esquerdo:

Clique no menu drop-down na linha Nova Conta e selecione o tipo de conta a ser criada. Veja na figura abaixo os tipos disponíveis:

Vamos escolher o tipo mais comum de usuário, que é o tipo Padrão. Também é possível escolher a opção Grupo para criar um grupo em vez de criar um usuário do sistema.

Preencha então os dados para o novo usuário e clique no botão Criar usuário:

Usuário criado com sucesso! veja a conta do novo usuário no painel do lado esquerdo:

Nessa mesma janela ainda podemos redefinir a senha do usuário criado, definir o ID Apple dele, permitir que ele administre o computador ou ativar os controles parentais para ele. Veremos essas opções em um próximo artigo.

Após criar o usuário, clique novamente no cadeado para bloquear o gerenciamento de usuários e grupos:

Feche a janela de Preferências do Sistema.

Vamos testar o novo usuário.  Clique em seu nome de usuário no canto superior direito da janela e clique sobre o nome do novo usuário criado para alternar o logon:

Digite a senha do novo usuário e pressione Enter no teclado:

Como é a primeira vez que esse usuário efetua logon no sistema, será perguntado se ele quer criar um novo ID Apple, usar um existente ou ignorar esse passo. Vou ignorar por enquanto para terminar o processo de logon. Clique no botão Ignorar:

Clique em Ignorar novamente:

Pronto. Seu Mac está configurado para usar a nova conta de usuário. Clique em Começar a usar o Mac:

Pronto! Processo finalizado com sucesso! O computador está pronto para uso pelo novo usuário do sistema:

Para sair da conta do novo usuário criado, Clique no menu da maçã e escolha a opção Finalizar Sessão, e então efetue logon novamente com a sua conta de usuário:

É isso aí! Veja como criar usuários usando a linha de comandos (Terminal) do Mac OS X.

E no vídeo a seguir, veja o procedimento completo:

Sobre Fábio dos Reis (1197 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 30 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Ciência e Tecnologia em geral, adora Viagens e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*