Curso de Eletrônica – Divisores de Tensão

Divisor de Tensão Resistivo

Um Divisor de Tensão resistivo é um circuito formado por uma associação em série de resistores, com o intuito de obter valores de tensão diferentes (e menores) do valor da tensão da fonte que alimenta esse circuito. Para isso podemos usar a partir de dois resistores ligados em série e uma fonte de alimentação para obter uma tensão elétrica que será uma fração da tensão de entrada.

A tensão total aplicada (Vs) é dividida e sofre uma queda de forma proporcional em todos os resistores desse circuito em série. O valor da queda de tensão em um resistor é proporcional ao valor de sua resistência, e quanto maior a resistência do componente, maior será a queda de tensão, enquanto um valor de resistência menor impões uma queda de tensão também menor.

Fórmula

Podemos calcular o valor da queda de tensão em um resistor usando uma fórmula simples. É possível efetuar esse cálculo inclusive sem conhecer o valor da corrente do circuito. A fórmula que usaremos é a seguinte:

Fórmula do divisor de tensão

Onde:

Vn = Valor da queda de tensão sobre um resistor n
Rn = Valor da resistência do resistor n
Rt = Resistência total da associação
Vs = Tensão de entrada do circuito.

Vamos a um exemplo. Dado o circuito a seguir, calcule o valor da tensão que será medida sobre o resistor R2:

Divisor de Tensão resistivo
A resistência total da associação e série é de 100Ω + 150Ω + 220Ω = 470Ω . Aplicando a fórmula temos que:

VR2 = (150 / 470) * 10 = 3,19V.

Portanto, temos que a queda de tensão sobre um resistor (ou grupo de resistores) em um circuito em série é igual à razão entre a resistência desse resistor e a resistência total, multiplicada pela tensão de entrada.

Aplicações

Os divisores de tensão se prestam a inúmeras aplicações em eletricidade e eletrônica. Por exemplo, podemos construir uma fonte de alimentação para fornecer valores de tensão variados a partir de uma tensão de entrada única, de modo a não precisarmos de diversas fontes distintas, uma para cada tensão.
Um potenciômetro é um resistor variável que pode ser usado como divisor de tensão ajustável, para criar tensões de referência, medir posicionamento em um joystick, ajustar níveis de áudio e muitas outras aplicações.

Em muitas lições posteriores usaremos esses conceitos de divisores de tensão, por isso é muito importante estudar esse tema com afinco.

Aproveite e assista a um vídeo de nosso canal do YouTube sobre o assunto:

 

Sobre Fábio dos Reis (1347 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

1 Comentário em Curso de Eletrônica – Divisores de Tensão

  1. Wellington // 03/08/2017 em 16:30 // Responder

    Olá, boa tarde.
    Quando dizemos que a corrente é a mesma, quer dizer que será a mesma em todo os circuíto ou que é a mesma em quantidade?

2 Trackbacks & Pingbacks

  1. Detectando Luz usando um LDR com Arduino - Bóson Treinamentos em Tecnologia
  2. Curso de Eletrônica - Resistores

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*